• Carregando...

Isaura Bini MerolliSentadinha no muro de casa, no bairro Cajuru, a menina gostava de observar o movimento das freiras na horta do colégio vizinho. Mais crescida, quando finalmente chegou o dia de ir para a escola, ela sentiu que aquele era o maior acontecimento da sua vida. Sonhava com o momento em que se tornaria uma freira. Aos 20 anos, a ideia do convento estava esquecida. Gostava muito de passar o tempo costurando, o que aprendera em casa e também com uma amiga de sua mãe. Foi em um dia em que costurava sapatinhos, que conheceu Seraphin, o filho de sua professora. Ele era mais velho, já separado e com dois filhos, mas isso não foi problema. Logo Isaura e Seraphin casaram-se e ela passou a cuidar das crianças como se fosse a própria mãe. Era muito meiga e tratava a todos muito bem, mas sem aceitar grosserias ou mentiras. Teve duas filhas e logo mudaram-se para São Paulo. O marido resolveu expandir os negócios da transportadora que montara. Isaura também ajudava nos negócios, cuidando da parte financeira. Uma das filhas, Regina, conta que os pais quase nunca brigavam, mas, quando isso acontecia, era por causa dos filhos. Enquanto Isaura era mais severa, Seraphin era mais liberal. Após ter completado 60 anos, o marido morreu e Isaura, com 42 anos, decidiu permanecer na casa onde vivera com o marido. Andava bem arrumada e aconselhava as filhas a estarem sempre impecáveis. "Nunca se sabe se vai chegar uma visita inesperada", dizia. Adorava cuidar de suas plantinhas e também de um papagaio, seu companheiro. Às netas e bisnetas dizia que só consegue o que quer quem tem paciência. A neta Patrícia conta que a avó não perdia suas novelas preferidas ou a missa do padre Marcelo Rossi, que acompanhava duas vezes por dia. Os vizinhos a admiravam e viviam dizendo aos familiares de Isaura que morar perto dela era encantador: às vezes passava o dia todo cantando, principalmente as músicas do espanhol Luis Miguel. Deixa duas filhas, quatro netos e quatro bisnetos.

Dia 4 de setembro, 87 anos, de falência múltipla de órgãos.

*****

Alfredo Veloso da Silva, 83 anos, militar, filho de João Veloso da Silva e Francisca Dias dos Santos. Deixa viúva Joana Barbosa da Silva. Sep. ontem.

Altamiro Alves Ferreira, 75 anos, topógrafo, filho de Pedro Ferreira da Costa Leites e Anália Alves da Silva. Deixa viúva Hilda dos Santos Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Ana Belinelli Darago, 76 anos, do lar, filha de Sílvio Belinelli e Maria Badilho Almário. Viúva de João Darago. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Trombudo Central, 736, Sitio Cercado.

Ana Marise de Lima, 47 anos, do lar, filha de José Pedro de Lima e Laíde Leal de Lima. Sep. ontem.

Ana Zinher, 47 anos, do lar, filha de Pedro Conrado Zinher e Tereza Zinher. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Abranches.

Antônio Olívio Pechibella, 64 anos, desenhista, filho de Miguel Pechibella e Jandira Cordeiro Pechibella. Sep. ontem.

Arcádio Thomas, 45 anos, metalúrgico, filho de Linos Egídio Thomas e Irsela Maria Thomas. Deixa viúva Lourdes Terezinha Jardim. Sep. ontem.

Avannyt Adams, 80 anos, encarregada, filha de Eduardo Adams e Maria Adams. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Benedita Maria Inácio, 86 anos, do lar, filha de José Gomes da Silva e Maria Cândida. Viúva de Benedito Inácio da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Boqueirão, saindo do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, Cajuru, Centenário.

Claytonn Lopes, 18 anos, inspetor de qualidade, filho de Vanderlei Lopes e Marize de Fátima Lopes. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela Berti – São José dos Pinhais, PR.

Davi Chueda Domingues, 2 anos, filho de Alexandro de Melo Domingues e Valéria Fernanda Chueda Domingues. Sep. às 12 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Francisca do Santos Ferreira de Lima, 87 anos, do lar, filha de Joaquim Ferreira dos Anjos e Vitalina Leal dos Santos. Deixa viúvo José Ribas. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Bom Pastor, Pinhais, PR.

Guanadire Paraíso Silva, 58 anos, comerciante, filha de João Paraíso da Silva e Angelina Paraíso Silva. Sep. ontem.

Hilário Ribeiro, 49 anos, madeireiro, filho de Vicente Ribeiro e Orana Rosa. Deixa viúva Elzi Zandona de Lima Ribeiro. Sep. ontem.

Horácio Pereira Baptista, 67 anos, militar, filho de Armando Pereira Baptista e Bruna Pansera Baptista. Deixa viúva Maria Terezinha Moreira Baptista. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Itajaí, SC.

Ilineo Chioratto, 66 anos, autônomo, filho de Fidelis Chioratto e Luiza Chioratto. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Isolda Sofia Reolon Schmidt, 59 anos, empresária, filha de João Reolon e Helena Tompolski. Viúva de Juarez Hilgenberg Schmidt. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi do mesmo.

Izaíra de Cristo Felipe, 82 anos, cozinheira, filha de Serafina Tomé de Cristo. Viúva de João Felipe. Sep. ontem.

Jeferson Luís Machado, 26 anos, garçom, filho de Issac Aguinaldo Machado e Maili Terezinha Grein. Sep. ontem.

João Luís Schruber Milano, 46 anos, comerciante, filho de João Iltaumyr Milano e Milva Schruber Milano. Sep. ontem.

José Dechatnek, 75 anos, encarregado, filho de João Dechatnek e Anna Dechatnek. Deixa viúva Antônia Dechatnek. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Jussara Beatriz de Oliveira, 42 anos, auxiliar de cozinha, filha de Joaquim de Oliveira e Atalia de Oliveira. Sep. ontem.

Marcelo Felipe Silva, 22 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Oniversílio de Souza Silva e Maria Aparecida Rodrigues Botelho Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela do cemitério municipal de Borda do Campo – São José dos Pinhais, PR.

Maria Arminda de Paula, 67 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Leôncio de Paula e Geralcina Arminda Paula. Sep. ontem.

Marilyn Fernandes, 50 anos, operadora de caixa, filha de Altamiro Fernandes e Maria Tereza Hofermann Fernandes. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Miguelina dos Santos, 77 anos, do lar, filha de Cristiano Rodrigues Santos e Helena Rodrigues Santos. Deixa viúvo Domingo dos Santos Taborda. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Matriz, Chapecó, SC.

Nádia Dias Salomão Leite, 46 anos, do lar, filha de José Jorge Salomão e Antonicle Dias Salomão. Deixa viúvo Jurandir Sousa Leite. Sep. ontem.

Nathaly Samara de Assis, 15 anos, estudante, filha de Renilson Gilmar de Assis e Nilce Cândida Moreira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Campo Largo, saindo da capela do mesmo.

Nilton José de França, 34 anos, lavrador, filho de Jair Portes de França e Alexandrina Portes de França. Sep. ontem.

Pedro de Oliveira, 76 anos, motorista, filho de João Alves de Oliveira e Ema de Oliveira. Deixa viúva Ivone Borges. Sep. ontem.

Pedro Rogério Tenório Raimundo, 51 anos, motorista, filho de Alfredo Raimundo da Silva e Nimpha Tenório da Silva. Deixa viúva Katia Maria Tenório de Almeida Raimundo. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Rafaella Faraco, filha de Priscila Reis Dias Faraco. Sep. ontem.

Revahir da Silva, 66 anos, mecânico, filho de Olerino Ribeiro da Silva e Aurora Martins. Deixa viúva Hilva Lopes da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Rio Branco do Sul, PR.

Sérgio Neves Castro, 19 anos, lavrador, filho de José Cadena de Castro e Maria Durvalina Neves Castro. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Sidney Pinheiro, 73 anos, militar, filho de Benedito Bueno Pinheiro e Pedrina de Camargo. Deixa viúva Juracy Romualdo Pinheiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da capela do mesmo.

Sílvia Lúcia Assunção Alves, 53 anos, pedagoga, filha de Sílvio de Assunção e Maria de Lourdes Gomes de Assunção. Viúva de Levi Davet Alves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Tereza Veiga, 47 anos, do lar, filha de Leonor Rosa dos Santos. Deixa viúvo Edson Luiz Veiga. Sep. ontem.

Terezinha Cunha Fidelis de Jesus, 75 anos, diarista, filha de Francisco Cunha Leopoldino e Juvência Andrade Cunha. Deixa viúvo Alfredo Fidelis de Jesus. Sep. ontem.

Valdomiro Franco, 42 anos, funileiro, filho de Sílvio Franco e Paula do Espírito Santo Franco. Deixa viúva Lizabete Maria Lazarini Franco. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Adriana, Colombo, PR.

Ventura Ribeiro da Paz, 82 anos, lavrador, filho de Boaventura Ribeiro da Paz e Romana Ribeiro da Paz. Sep. ontem.

Veramare Dutra de Morais, 43 anos, do lar, filha de Filogonio Dutra de Morais e Nair Raupp Morais. Deixa viúvo João Antônio Garcia de Almeida. Sep. ontem.

*****

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]