• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

As manhãs de Maria de Lurdes de Quadros eram quase sempre iguais. Levantava-se cedo, às 7 horas, e uma vez composta se punha na sala de afazeres do seu apartamento, no Edifício Passeio, Centro de Curitiba. Pela janela, via as copas das árvores do Passeio Público, paisagem de sua velhice. Ali se punha a bordar. E a assobiar.

O assobio matinal de dona Lurdinha, como a chamavam, talvez tenha sido a última herança dos seus tempos de cantora lírica. A vida artística começou ainda na infância, quando aluna do Colégio Senador Correia, em Ponta Grossa, sua terra natal. A família ainda guarda a foto da menina, vestida de Viúva Alegre, da obra de Franz Lehár. Ao seu lado, um gurizote de nome Itanel Bastos de Quadros, no papel de Conde Danilo. Ele tenor, ela soprano ligeiro.

Anos depois, viriam a se reencontrar e casar, mas não sem antes Lurdinha passar pela experiência que dividiu sua biografia. Do teatrinho da escola, saltou para os saraus domésticos, nos quais arrancava aplausos seguidos de suspiros. Passou a fazer récitas na rádio local. Dizia-se que poderia ser uma nova Bidu Sayão. Que era um desperdiçado tanto talento escondido no interior do Paraná.

Em meados da década de 1940, os pais de Lurdinha decidem mandá-la estudar no Conservatório de São Paulo, o que exigia da intérprete e de sua mãe longas jornadas estradas de ferro adentro. Foram dois anos de vaivém. Nesse período, ampliou seu repertório, pôs seu gogó à prova, conheceu bambas da música e solfejou até sentir enjoos. Usava penteados à Veronica Lake. Uma de suas colegas de canto se chamava Lolita Rodrigues, ainda a um degrau de se tornar a voz pioneira da televisão brasileira. Falaria daquele encontro de divas enquanto vivesse.

Um dia o sonho dos palcos acabou, derrotado pelas distâncias e, supõe-se, pelas exigências sobre-humanas do canto lírico. Da época de São Paulo, restou uma caixa de guardados – com lembranças do conservatório. “Foi um desejo quase infantil de uma menina de cidade pequena. A carreira não frutificou”, resume o designer e publicitário Itanel de Quadros, filho de Lourdinha. Em compensação, seu partner em A Viúva Alegre voltou a Ponta Grossa. Pediu-a em namoro, depois em casamento. Com ele cumpriria o destino de uma moça de fino-trato. Tiveram cinco filhos e ela cuidou dele e da casa como uma missionária. “Era uma mulher de sua época”, resume o filho.

Passou por provações – uma das maiores, a morte da filha mais velha, Rejane, ainda bebê, trauma nunca superado. Em meio ao luto, seu cabelo embranqueceu, e assim ficou, ainda que não desprezasse o auxílio de um batom e de potes de Creme Nívea, que apontava como o segredo de sua eterna juventude.

Educou os filhos com rigores. Era disciplinadora, fleumática, britânica, fiel a sua origem. Paralelo, gostava de receber – tinha requintes de anfitriã, dona de uma casa sempre impecável, ornamentada com os bordados tão perfeitos que poucos arriscavam dizer “qual o lado certo”. Até que lhe veio uma segunda provação: a morte do marido Itanel, aos 66 anos. Sofreu. Mas ao contrário do que muitos apostavam, respondeu à perda com coragem, permitindo-se viver outra história – a de viajante.

Conheceu a Europa, visitada repetidas vezes em companhia da filha caçula. Quando chegava aos 90, para espanto geral, visitou a Alemanha e a Itália. Planejava ir à Disney. A desconfiança de que algo não ia bem veio quando Lurdinha recusou o convite para fazer um tour pelas Ilhas Gregas. Mau sinal para quem parecia não ter idade e arrancava risos a cada vez que via outros idosos: “Tadinho daquele velhinho”.

Aposentado o passaporte, adotou de vez o quarto dos bordados. Nas pausas, entregava-se com volúpia às palavras cruzadas. O local era o centro do mundo. Ali ouvia LPS num toca-discos antigo. Ali torcia para o Brasil – da política ao esporte. Nunca engoliu o 7 a 1. Assistia a jogos na tevê, com a empolgação de uma adolescente. Nas últimas semanas, chegou a pedir que lhe comprassem uma agulha de vitrola. A sua quebrara, privando-a, vejam só, da música. Não houve tempo. Adoeceu. Cessaram os assobios matinais. Toalhas bordadas ficaram pela metade. Seriam distribuídas no Natal, presentes de uma artista em segredo. Viúva, deixa quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Dia 10 de novembro de 2016, aos 91 anos, em decorrência de fibrose cística, em Curitiba.
Lista de falecimentos

Adelina Simões Jungles, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Aristides Simões de Oliveira e Clara Frisch. Sepultamento ontem.

Alisson Junio da Silva, 20 anos. Profissão: frentista. Filiação: Aloisio Filho e Maria Luzia da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária na cidade de Campo Alegre (AL).

Amarildo Vasconcelos de Almeida, 43 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Juarez Florindo de Almeida e Maura Vasconcelos de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Anderson Rodrigo Miro, 26 anos. Profissão: servente. Filiação: Amilton Miro e Terezinha Aparecida dos Santos Miro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Araucária , saindo da Capela Boqueirão.

Anieli Campos Ferreira, 29 anos. Profissão: frentista. Filiação: Otacílio de Souza Ferreira e Irene Maria de Campos Ferreira. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo de Igreja Assembleia de Deus Maria do Rosário, em Colombo.

Antônio Santiago da Silva Mehret, 1 ano. Filiação: Sílvio Santiago da Silva e Suelen Mehret. Sepultamento ontem.

Antônio Sidney Alves dos Santos, 66 anos. Filiação: Henrique Alves dos Santos e Maria Tereza Ramos. Sepultamento ontem.

Antônio Trentim, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Trentim e Antônia Saladim. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Arlindo Vaz do Nascimento, 69 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Benjamin Vaz do Nascimento e Maria Vaz do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré , saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Cauby Juarez Rodrigues, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Júlio José Floriano Rodrigues e Odila Branca Machado Rodrigues. Sepultamento ontem.

Clarinda da Silva, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oscar Afonso Henes e Alzira de Paula da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Liberdade.

Daniel Lima Guimarães, 72 anos. Filiação: Antônio Rocha Guimarães e Maria Lima Guimarães. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Capela do Lar de Idosos Recanto Tarumã.

Dirceu Benevenuto, 71 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Ernesto Benevenuto e Helena Benevenuto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

Emanuelle Sofia de Faria da Silva, 3 dias. Filiação: Arildo Castro da Silva e Nilceia Agner de Faria. Sepultamento ontem.

Gedian Agar Ferreira, 58 anos. Profissão: auxiliar limpeza. Filiação: João Batista Ferreira e Marlene Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Giumar Flauzino, 50 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: João José Flauzino e Neide Lauro Aires Borges Flauzino. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo da Capela Municipal de Rio Branco do Sul PR.

Inês Catarina Seguro, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emílio Seguro e Maria Rita Coelho Seguro. Sepultamento hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.

Ivone Dvojatzki, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ladislau Dvojatzki e Dolores Dvojatzki. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela de Bela Vista do Sul Mafra (SC).

Jonathan dos Santos Costa, 22 anos. Filiação: Celso Oliveira Costa e Neiva dos Santos. Sepultamento ontem.

José Jurandir de Oliveira, 56 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Ademar de Oliveira e Arina Zanelato de Oliveira. Sepultamento ontem.

Jucilene Aparecida Alves, 46 anos. Filiação: Valdenir da Cruz Alves e Maria Silvanira dos Santos Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Umbará.

Lindacir de Jesus Lima da Silva, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Rodrigues da Silva e Silvelina de Lima da Silva. Sepultamento ontem.

Luiz Augusto Wzorek, 62 anos. Profissão: comerciante. Filiação: David Wzorek e Genoveva Wzorek. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Araucária.

Luiz Carlos Zaleski, 71 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Antônio Zaleski e Gertrudes Zaleski. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda do mesmo local.

Luiz Henrique de Oliveira da Silva, 26 anos. Filiação: Luiz Alisson Martins da Silva e Noeli de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Municipal da mesma cidade.

Luíza Alves Freitas, 92 anos. Profissão: costureira. Filiação: Francisco da Silva Freitas e Francisca Pires. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de residência.

Maria de Prudencia Silva, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ribeiro de Prudencia e Cândida Izabel Ribeiro. Sepultamento ontem.

Marina de Freitas Koppe, 86 anos. Filiação: Genesio Correia de Freitas e Anastácia Antocheski. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Mauri Baggio, 74 anos. Profissão: empresário. Filiação: Maximino Baggio e Yolanda Baggio. Sepultamento ontem.

Mikaelis Ferrari, 36 anos. Profissão: administrador. Filiação: Antônio Carlos Ferrari e Mercedes Xavier da Silva Ferrari. Sepultamento ontem.

Mizael Flávio Araújo, 59 anos. Profissão: bancário. Filiação: Juracir Araújo e Amasilia Araújo. Sepultamento ontem.

Ocimar Torres, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alcides Torres e Margarida Amália dos Santos Torres. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de São Bernardo do Campo (SP), saindo da capela do local.

Onelia Meletti de Caliceti, 97 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Venusta Manari Meletti. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo capela nº 4 do local.

Oscar Koga, 55 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Mitsuki Koga e Yoko Koga. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Cajati (SP).

Paulo Roberto Rohr, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: Bruno Felipe Rohr e Maria Hedi Rohr. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Montenegro (RS).

Pedro Yan Rocha, 1 anos. Filiação: Francisco Ricardo Rocha e Ana Graciele Secundo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Bela Cruz (CE), saindo da capela do local.

Ricardo Benetti, 34 anos. Profissão: zootecnista. Filiação: Claudir Benetti e Elizabete Maria Benetti. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuári Unifas Centro, em Dois Vizinhos (PR).

Rosali Woche, 58 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Eduardo Woche e Ady Salgado Woche. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da capela Turquesa do local.

Rosi Polak dos Santos, 68 anos. Profissão: empresária. Filiação: Valentim Polak e Francisca Polak. Sepultamento ontem.

Salvador Ribeiro de Souza, 68 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Amador Ribeiro de Souza e Rita Florzina Santana de Souza. Sepultamento ontem.

Santina Nascimento dos Santos, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Joaquim Francisco do Nascimento e Maria Antônia de Assis. Sepultamento ontem.

Sebastiana Reis da Veiga, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião José dos Ris e Francisca Messias dos Reis. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Silvestre Segan, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Estanislau Segan e Rosa Oliva Segan. Sepultamento ontem.

Sophia Vasconi da Silva, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: José Inácio da Silva e Cleuza Vasconi da Silva. Sepultamento hoje, Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Bairro Rio Bonito, no bairro Campo de Santana.

Sueli da Silva Ferreira, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Neno da Silva e Donalia de Chaves Silva. Sepultamento ontem.

Tereza Maria Rosa de Jesus da Silva, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Antônio Ribeiro e Maria Venancia de Jesus. Sepultamento ontem.

Therezinha da Silva Baptista, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Domingos da Silva e Magadalena Rocha de Guilhar. Sepultamento ontem.

Zelandia Maria Vendramim Lugarini, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Vendramim e Julieta Chagas Vendramim. Sepultamento ontem. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]