• Carregando...
 | Arquivo da  família
| Foto: Arquivo da família

Dobrar os joelhos e agradecer a Deus pelas conquistas de toda vida era prática diária de Pedro Alfonso. Se por algum motivo o rosário não estivesse ao alcance das mãos, não havia problema. Os dedos faziam as vezes das contas. Devoto de Nossa Senhora de Fátima, dizia que a fé era o melhor remédio dos momentos difíceis.

Nascido em Pederneiras (SP), casou-se com Dalva quando os dois ainda eram muito jovens. O único bem que a família tinha era um caminhão. O veículo servia para transportar cargas de cana-de-açúcar das grandes fazendas até as usinas da região. O dinheiro recebido pelo serviço quase não dava para o casal e o primeiro filho.

Com a notícia de que um segundo herdeiro chegaria em breve, Pedro decidiu que era hora de buscar novas oportunidades. O Paraná, com sua terra fértil e coberta pelo verde dos cafezais, parecia ser a melhor opção. Pedro lotou o caminhão com todos os pertences e encheu o coração de esperança na hora de pegar a estrada. O fim da jornada seria um recomeço para quem apenas queria ter um pedaço de chão para chamar de seu.

Na linguagem indígena, Kaloré, cidade no Norte do Paraná, significa “campo de árvores pintadas” e era justamente “uma nova pintura à vida” que a família esperava encontrar. Ao chegar ao novo lar, o patriarca teve contato com variadas culturas agrícolas. Aprendeu a cuidar da terra, plantar, colher e foi guardando tudo o que ganhava até que conseguiu seu primeiro alqueire de terra.

As cores verde e vermelho do café, o amarelo do milho, o marrom do feijão e o branco do algodão deram a Pedro mais e mais alqueires e eles garantiram a tranquilidade da família. Outros quatro filhos nasceram e puderam crescer com fartura na mesa. “Meu avô sempre foi muito bondoso. Para agradecer a Deus por tudo o que recebeu, estava sempre disposto a estender a mão para quem não tinha nada. Fosse com remédio, um saco de pão, um botijão de gás ou dinheiro”, conta a neta Evelize Alfonso.

Plantando, colhendo e tendo sempre um dinheiro no banco, o paulista de coração paranaense não pensava em deixar a cidadezinha do interior. Por lá fez amigos, companheiros e mudou sua história de vida. “Ele adorava o município. Contava que só havia mato quando ele chegou e jurava que até mula sem cabeça encontrou por aqui”, diz a neta, rindo.

Depois da aposentadoria, Pedro foi convencido pelos filhos e pela mulher a se mudar para a cidade. Nem por isso deixou de ir ao sítio todos os dias. Arrumou, inclusive, mais uma ocupação: criar porcos. Todos os dias, antes mesmo de o sol mostrar os primeiros raios, lá ia ele a caminho da roça para alimentar e cuidar dos animais.

Mas a rotina teve de mudar no ano passado. Após ser diagnosticado com câncer no intestino, foi obrigado a interromper o serviço e seguir para um hospital em Apucarana, também no Norte, para tratar a doença. Foi submetido a uma cirurgia e a saúde foi ficando debilitada.

Além do câncer, um acidente marcou a vida de Pedro. Em 11 de julho, voltando do sítio, passou por um buraco e virou violentamente o volante. Foi levado ao hospital com uma torção grave no ombro. O trauma gerou uma infecção nas articulações e ele seguiu internado. O caso se agravou e ele foi para a UTI. “Ficou 18 dias internado e, infelizmente, voltou para casa já sem vida”, lamenta Evelize. Deixa mulher, seis filhos, 13 netos e quatro bisnetos.

Dia 29 de julho, aos 78 anos, em decorrência de uma infecção, em Kaloré.

Lista de falecimentos - 28/08/2015

Adil Calomeno, 86 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Sebastião Calomeno e Rosa de Souza Calomeno. Sepultamento ontem.

Alzira Ana Pfaffenzeller, 67 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hugo Silvino Meyer e Maria Rosa Meyer. Sepultamento ontem.

Anedir Maria dos Santos Apoluceno, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo José dos Santos e Custodia Maria dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Antônio Kaviatkovski, 84 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Leonardo Kaviatkovski e Helena Kaviatkovski. Sepultamento ontem.

Antônio Poltronieri, 73 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Guido Poltronieri e Júlia Rech. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Armando Sabino de Azevedo, 98 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Sabino de Azevedo e Ercília Rosa Sabino de Azevedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Claudete Andrade da Silva, 66 anos. Profissão: costureira. Filiação: Oswaldo Andrade dos Santos e Therezinha Torres Santos. Sepultamento ontem.

Cleusa de Lourdes Bandeca, 59 anos. Profissão: costureira. Filiação: Fioravante Bandeca e Maria Faca Bandeca. Sepultamento ontem.

Daisy Teixeira Tomasi, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joversino de Assis Teixeira e Olinda Campos Teixeira. Sepultamento ontem.

Dauva Lopes dos Anjos, 73 anos. Profissão: professora. Filiação: Theotimo Luiz dos Anjos e Porcina Lopes da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Davina Franco de Cristo, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Franco e Marcelina Ribeiro Franco. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans..

Doris Werneck de Souza, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cassio G dos S Werneck e Helena de Andrade Werneck. Sepultamento ontem.

Edmundo Lechinieski, 89 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Lechinieski e Estanislava Lechinieski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Elias Santana da Silva, 67 anos. Profissão: agente segurança. Filiação: Dorvino Santana e Orandina Santana. Sepultamento ontem.

Elisângela Fernandes de Oliveira, 40 anos. Profissão: atendente. Filiação: Elias Fernandes de Oliveira e Maria das Gracas Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Eliseu José Rodrigues da Rocha, 53 anos. Profissão: empresário. Filiação: Joselino Rodrigues da Rocha e Florinda Campos da Rocha. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Emerson da Silva Tiburtino Leite, 23 anos. Profissão: pintor. Filiação: Mairusam Tiburtino Leite e Márcia Regina da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Eni do Rocio Sprea Valter e Silva, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Sprea e Sílvia de Brito Sprea. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Estalita Lima da Silva, 74 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Gesuino da Silva e Olinda de Souza Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz.

Francisco Raabe, 96 anos. Profissão: militar. Filiação: Augusto Raabe e Ida Raabe. Sepultamento hoje, no Cemitéro Comuna Evangélica Luterana, saindo de local a ser designado.

Genesia Capeta de Souza, 64 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Laudelino Vicente de Souza e Isolina Capeta de Souza. Sepultamento ontem.

Irene Keiko Yamamoto, 59 anos. Filiação: Tomoiti Yamamoto e Tei Yamamoto. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Isis Mariano Cordeiro, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sérgio Mariano Júnior e Florisa Carneiro Júnior. Sepultamento ontem.

Jacyra da Trindade Malherbi Nogueira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amauricio Malherbi e Olga L Malherbi. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, em Quatro Barras.

João Maria Dias do Nascimento, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Felisbino Dias do Nascimento e Francisca de Almeida Ribeiro. Sepultamento ontem.

José Vieira de Mello, 88 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Laurentino Vieira de Mello e Anna Rita Pereira de Mello. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Laurinda Ferreira Silva, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benvinda Ferreira Fonseca. Sepultamento hoje, Colônia Faria, em Colombo.

Luciene Gomes de Aguiar, 30 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Cumbetino Gomes de Aguiar e Maria Gutierres Aguiar. Sepultamento hoje, no Cemitério Central de Araucária.

Márcio André Basílio, 31 anos. Filiação: Iolanda Conceição da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro.

Maria Cândida da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vitor Cândido dos Santos e Maria Vieira de Souza. Sepultamento ontem.

Maria Ilda Fernandes da Costa, 70 anos. Filiação: Miguel Juvêncio Fernandes e Maria Joana Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Maria Magdalena Alessio Mazzardo, 89 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Raimundo Alessio e Ângela Vestena Alessio. Sepultamento hoje, em local a definir.

Nelson Otávio Maia, 74 anos. Profissão: consultor. Filiação: Elias Chain Maia e Lea Barbosa Maia. Sepultamento ontem.

Nivaldo Kepe, 82 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Júlio Kepe e Maria Estela Borato. Sepultamento ontem.

Odilon Martins, 68 anos. Filiação: Ernesto Memeleu Martins e Luíza Ondina Borba. Sepultamento hoje, Cemitério São Gabriel, em Colombo.

Osmar Luís Delagassa Passos, 72 anos. Profissão: procurador. Filiação: Ismael Nogueira Passos e Amélia Delagassa Passos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Ricardo Gonçalves Vieira, 13 anos. Profissão: estudante. Filiação: Maicon Vieira e Crisleia Gonçalves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Rio do Sul.

Rogério Luiz Stuhler, 43 anos. Profissão: motorista. Filiação: Pedro Sthuler e Leocir Terezinha Franca Stuhler. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Roselei dos Santos de Souza, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Pereira dos Santos e Olinda Gomes da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.

Roselia Maria Possoli Correa, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elio Possoli e Lindamir Alves Possoli. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Ruth Pereira Boarao, 58 anos. Profissão: atendente. Filiação: João Evangelista Pereira e Leocadia Dvoyaski Pereira. Sepultamento ontem.

Sebastião Alves da Silva, 66 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Idalecio Alves da Silva e Maria Francisca do Nascimento. Sepultamento ontem.

Sérgio Luiz da Silva, 53 anos. Profissão: radialista. Filiação: Lisandro Lucas da Silva Júnior e Evani do Rocio Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Vitório Rogoski, 87 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Leonardo Rogoski e Maria Rogoski. Sepultamento ontem.

Wanda Ferreira Thomaz da Silva, 77 anos. Filiação: Antônio Thomaz da Silva e Aparecida Thomaz Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Wilian Gabriel Damas Mirassol, 19 anos. Filiação: Eduardo Mirassol e Clarinda de Fátima Damas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão..

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]