• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

“A minha luta apenas começou! E ela não vai acabar após o meu transplante, só vai terminar quando não tivermos mais crianças, jovens e adultos morrendo por falta de um doador.” A frase foi escrita pela jovem enfermeira Poliana Devez, em 16 de março, e postada em sua página no Facebook quando ela estava internada aguardando um transplante de medula óssea no Hospital de Clínicas, em Curitiba. A luta de Poli, como era carinhosamente chamada, foi intensa e levou muitas pessoas a se conscientizarem sobre a importância da doação de medula e de sangue.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail

obituario@gazetadopovo.com.br

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A bela jovem natural de Guaraniaçu, no Oeste do Paraná, morava em Cascavel desde os primeiros meses de vida. Desde cedo aprendeu a superar obstáculos. Em 8 de fevereiro de 1992, na véspera de completar um ano, a pequena Poliana caiu na piscina da casa da avó, aspirou água, foi levada para o hospital e permaneceu alguns dias inconsciente. Os médicos diziam que ela não sobreviveria, mas ela mostrou que era guerreira e não se entregou. Quinze dias depois, ela estava em casa na sua festa de aniversário junto com os amiguinhos de infância.

Poli foi diagnosticada com um tipo de leucemia, que não é comum em adultos, em abril do ano passado. Teve início uma campanha que salvaria muitas vidas. Na internet, ela criou o grupo “Amigos da Poli” para incentivar a doação de medula óssea e de sangue. A jovem não pensava somente nela, mas nas milhares de pessoas que dependem de um transplante para sobreviver.

A campanha se alastrou rapidamente e muitas pessoas decidiram se registrar para serem doadoras no Hemocentro de Cascavel. Em pouco tempo a iniciativa ganhou adeptos pelo Brasil inteiro e até no exterior. Aproximadamente 14 mil pessoas passaram a fazer parte do grupo #AmigosDaPoli.

Como ela conseguiu mobilizar tanta gente em um espaço tão curto de tempo? Cativar amigos sempre foi algo peculiar de Poliana, desde os tempos do Ensino Médio no Colégio Wilson Joffre, em Cascavel. No curso de Enfermagem, que concluiu em 2013, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também conquistou muitos amigos. Seu sonho era atuar na área da saúde e ficar próxima da população. O desejo se tornou realidade após a conclusão da graduação e o início dos trabalhos Hospital Universitário do Oeste do Paraná. No trabalho de conclusão de curso discorreu sobre a importância dos acompanhantes de pacientes acamados em hospitais.

Poli não era apenas enfermeira, ficava amiga dos pacientes e encantava a todos com seu sorriso. Conversava, dava uma palavra de carinho e até fazia orações junto com eles. Sempre fez questão de demonstrar a sua fé e participava ativamente das atividades da Igreja Católica. Esteve na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, quando o papa Francisco veio ao Brasil.

Amante da cultura gaúcha, costumava frequentar o Centro de Tradições Gaúchas(CTG) e não dispensava um bom chimarrão. “A mensagem dela era não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Não deixar de dar um bom dia ou sorrir para as pessoas”, conta a irmã Keli. Sempre preocupada com questões sociais, durante o período da faculdade participou do Projeto Rondon. Ficou um mês em Palmas, no Tocantins, e desenvolveu trabalhos sociais.

Em março, Poliana encontrou um doador de medula óssea compatível e foi internada no Hospital de Clínicas para o procedimento. Mas a baixa imunidade fez com que contraísse uma bactéria e tivesse infecção generalizada. Deixa o pai Valmor, a mãe Fátima, e a irmã Keli.

Dia 7 de abril, aos 24 anos, de infecção generalizada por complicações do câncer, em Curitiba. O sepultamento ocorreu no Cemitério São Luiz, em Cascavel.

Lista de falecimentos - 19/04/2015

Adair Simões, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Adão Simões e Altamira de Campos. Sepultamento ontem.

Anelita da Silva, 70 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Matilde Baden. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal Boqueirão.

Antenor Barbosa de Gois, 91 anos. Filiação: Germino José de Gois e Antônia Glicéria Leal. Sepultamento ontem.

Aziel Ferreira da Silva, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Elpidio da Silva e Maria Ferreira Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Adriana.

Benedicta Palhano da Silva, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Augusta Palhano. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária.

Bento Antônio Barioni, 76 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Antônio Barioni e Lúcia Fogari. Sepultamento ontem.

Cícero José da Silva, 61 anos. Filiação: Antônio José da Silva e Quitéria Maria da Conceição. Sepultamento ontem.

Cleci Witte, 36 anos. Profissão: professora. Filiação: Camilo Witte e Paulina Witte. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Pinhão.

Cristina Alves de Oliveira, 34 anos. Profissão: do lar. Filiação: Belino José de Oliveira e Francisca Alves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Dalton Richard Packer, 44 anos. Profissão: editor. Filiação: Álvaro Osmar Packer e Dalmanuta dos Santos Packer. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela 03.

Davi Marcos Venâncio Teixeira, 30 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Iris Fonseca Teixeira e Lurdes Venâncio Teixeira. Sepultamento ontem.

Douglas José Soares Fernandes, 19 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Valdevino Escande Fernades e Zenilda Soares. Sepultamento ontem.

Eluir Tyrka, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bortholo Pontarolli e Helena Pontarolli. Sepultamento ontem.

Francisca Costa Neves, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Costa da Silva e Maria Alves Graminha. Sepultamento ontem.

Ilda Gargantini Basílio, 82 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Ângelo Gargantini e Olivia Rossato. Sepultamento ontem.

João José da Silva, 65 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Angelino José da Silva e Maria Crespim. Sepultamento ontem.

José Augusto dos Santos Gomes, 37 anos. Profissão: mecânico. Filiação: João Correa Gomes e Rosemari dos Santos. Sepultamento ontem.

Laércio Morais dos Santos, 68 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: José Morais dos Santos e Rosita Rosa de Oliveria. Sepultamento ontem.

Lúcia Lima Kowalski, 65 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Ladislau Kowalski e Benvinda de Lima Kowalski. Sepultamento ontem.

Luiz Daniel Caron, 94 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Francisco Caron e Encarnação Vasco Garcia Caron. Sepultamento ontem.

Luiz Eduardo Bello Porazzi, 3 anos. Filiação: Luiz Fernando Deon Porazzi e Elenice do Carmo Bello. Sepultamento ontem.

Malvina Cizino Alves, 79 anos. Profissão: cozinheira. Filiação: Aníbal Cizino e Cecília Fernandes da Cruz. Sepultamento ontem.

Márcia dos Santos Araújo Alonso, 39 anos. Profissão: costureira. Filiação: Antonoi José de Araújo e Rose dos Santos Araújo. Sepultamento ontem.

Marcos Antônio Cassiano da Silva, 2 meses. Filiação: Edmo Pereira da Silva e Josiane Adriano Cassiano Guilherme. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama.

Maria Ângela Halila Braz, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rachid Halila e Maria J D Halila. Sepultamento ontem.

Maria de Fátima Claro Okamura, 52 anos. Profissão: empresária. Filiação: José Claro e Adelmita Santana Claro. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Marizilda de Paula Machado Bazzo, 63 anos. Profissão: fonoaudióloga. Filiação: Armando de Paula Machado e Elza Gonzalez Machado. Sepultamento ontem.

Michael Ross Cristo Jacinto, 22 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Ailton Jacinto e Ivanir da Costa Cristo. Sepultamento ontem.

Nanci Brunor Bassi, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victorio Brunor e Izulina Brunor. Sepultamento ontem.

Nivaldo Ferreira de Oliveira, 65 anos. Profissão: motorista. Filiação: Henrique José de Oliveira e Judith Ferreira de Oliveira. Sepultamento ontem.

Odair Ferreira da Silveira, 85 anos. Filiação: Manoel Theodoro da Silveira e Maria Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.

Pedro Henrique de Souza Soares, 8 anos. Filiação: Valdir Se Souza e Edna de Souza. Sepultamento ontem.

Rosilete Strapasson Jordão, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Strapasson e Anhairde de Paula Silva Strapasson. Sepultamento ontem.

Simone Wisinski Tomasoni, 48 anos. Profissão: professora. Filiação: Laurindo José Wisinski e Maria Helena Wisinski. Sepultamento ontem.

Tadeu Dezathnicki, 72 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alberto Dezathnicki e Júlia Dezathnicki. Sepultamento ontem.

Terezinha Idalina de Oliveira Lima, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Evaristo Modesto de Oliveira e Lídia Idalina de Oliveira. Sepultamento ontem.

Vinícius Faria de Almeida, 24 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Mauro Ferreira de Almeida e Inêz Cristina de Faria Almeida. Sepultamento ontem.

Zilda Pereira de Lara, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Pereira de Lara e Oridia Paula de Lara. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]