• Carregando...
Por décadas, Regina dedicou-se a trabalhos para ajudar crianças de famílias carentes e pessoas doentes | Arquivo da família/
Por décadas, Regina dedicou-se a trabalhos para ajudar crianças de famílias carentes e pessoas doentes| Foto: Arquivo da família/

No dia 12 de janeiro de 1940 nasciam na cidade de Ponta Grossa, PR, as irmãs Regina e Rachel, filhas de Theodoro Pinheiro Machado e Alzira Moraes Pinheiro Machado. O pai Theodoro, homem de caráter, rigoroso em seus princípios éticos e disciplinares, exemplo de um pai de família. Foi prefeito do município de Ponta Grossa, além de ser um trabalhador, fazendeiro muito bem-sucedido, amava trabalhar e passar a semana na fazenda da família e assim o fez até os últimos dias de sua vida.

A doce e pura Alzira tinha um coração muito especial, católica e mãe devotada, generosa, sempre envolvida com ações de caridades, também ministrava aulas de catecismo quando ainda dispunha de saúde. Ficou paraplégica, de forma súbita durante consulta odontológica, em decorrência de complicações de uma trombose, mesmo assim, suas maiores alegrias continuavam a ser orar, frequentar todas as missas dominicais na primeira fila da Igreja Santa Terezinha e estar sempre em companhia de suas filhas Vera, Elza, as gêmeas caçulas Raquel e Regina, seus netos e toda a família.

Regina e Raquel passaram a infância em Ponta Grossa, fizeram a primeira comunhão em 1948 e quando tinham 13 anos, em 1953, a família Pinheiro Machado se mudou para Curitiba. Debutaram no Clube Curitibano e no Graciosa Country Club aos 15 anos. Estudaram e se formaram no Colégio Sion. E no dia 17 de dezembro de 1958, as irmãs gêmeas, inseparáveis até então, entraram com o pai Theodoro na Igreja Santa Terezinha para se casarem; Raquel com Carlos Alberto Mourão e a Regina casou com Luiz Renato Ribas Silva, mudando seu nome para Regina Pinheiro Machado Ribas Silva.

Regina deu luz a Luciana, em 1959, e Luiz Fernando, em 1963. Católica devotada e praticante desde criança, orava sempre para o bem da sua família e aos carentes, enfermos e necessitados. Sempre generosa como sua mãe Alzira, de um caráter irretocável liderado por princípios morais e éticos inabaláveis como seu pai Theodoro. Todos que a conheceram, foram cúmplices, de forma unânime e absoluta, da sua beleza externa e da sua aura maravilhosamente iluminada!

Por décadas de sua vida, dedicou-se a ações de caridade como trabalhos de costura na Casa Tia Paula durante os anos 70, costurando roupas e agasalhos para crianças de famílias carentes. Nos anos 80 e 90, realizou trabalhos diários, voluntários e beneficentes no Hospital do Câncer Erasto Gaertner e nas Oficinas e Feiras de Santa Rita de Cássia, sempre em companhia de sua querida irmã gêmea Rachel. Além disso, Regina trabalhou nos principais e mais bem-sucedidos empreendimentos de seu marido Luiz Renato como a histórica revista TV Programas, Gráfica Digital e na Locadora Vídeo Um – o Pioneiro, fundado em 1980. Ela adorava não só as crianças como também os animais em geral, apoiando e auxiliando seu filho Luiz Fernando em seu sonho e paixão em criar cães de alto padrão entre 1974 a 1987, quando o mesmo então casou-se com Evelyne Miranda.

Em 1980 nasceu seu primeiro neto, Alexandre, oriundo do casamento da filha Luciana com José Agostinho dos Santos, e em 1990 nasceu sua neta Renata, filha de Luiz Fernando e Evelyne, cuja união completa 30 anos nesse mês. No início de 2000, Regina lutou por dois anos e venceu a sua primeira batalha de sofrimentos e sacrifícios contra um câncer de mama. Em 2008, nasceu sua bisneta, Yasmin, filha da neta Renata e Rodrigo Kusdra, renovando sua vida com muita alegria, energia e amor.

Em 2013, foi diagnosticada com leucemia crônica e no final de 2015, foi diagnosticada com um carcinoma metastático muito grave. Apesar de submetida a cirurgias, inúmeras sessões de rádio e quimioterapia, diversas internações hospitalares, lutou bravamente por quase 2 anos, sempre suportando as dores e sofrimentos com a sua simpatia, educação e dignidade peculiares e inigualáveis, até mesmo nos seus últimos dias de vida. Seu coração parou lentamente de bater às 2h14 da madrugada do dia 17 de junho de 2017 em seu leito no Hospital Nossa Senhora das Graças, ao lado de seu filho segurando a sua calorosa mão, mesmo que aparentemente inerte.

Regina, cujo nome significa Rainha em latim, passou a maior parte da sua vida absorvendo as dores e males de seus familiares, para os quais tanto se dedicou e amou e que através de preces, orações, trabalhos comunitários em prol de pessoas enfermas e necessitadas que tinha conhecimento, cumpriu plenamente a sua missão na sua passagem aqui na terra.

“Obrigado e descanse em paz, minha mãe querida que está no céu.”

Homenagem de seu filho Luiz Fernando, que tanto a amou e foi amado e que lhe guardará para sempre em seu coração.

--------------------------------------------------

Lista de falecimentos - 01/07/2017

Abigail Gonçalves de Salles, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Gonçalves da Silva e Maria dos Anjos Oliveira. Sepultamento ontem.

Alice da Silva Lorusso, 99 anos. Profissão: professora. Filiação: Esau Teixeira da Silva e Maria Adelaide Freceiro da Silva. Sepultamento ontem.

Alisson Cristiano dos Anjos, 22 anos. Profissão: chapeiro. Filiação: Rejane Cristina dos Anjos. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Antônio José Ferreira, 81 anos. Filiação: José Antônio Ferreira e Senhorinha Conceição. Sepultamento ontem.

Antônio Mauro Sheiiti Miyamoto, 69 anos. Profissão: contador. Filiação: Antônio Jun Miyamoto e Maria Laurita Miyoko Miyamoto. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Antônio Stiehler, 87 anos. Filiação: Joana Stiehler. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial de Campo Comprido, saindo do mesmo cemitério.

Aparecida de Souza Silva, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio José de Souza e Eufrosina de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo cemitério.

Aparecido Guidoth, 58 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Augusto Guidoth e Santa Boton. Sepultamento hoje, saindo da Capela Prever, em Maringá (PR).

Benedicto Bonifácio de Aguiar, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: João Batista de Aguiar e Francisca Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Catarina Cordeiro da Silva, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bonifácio Bento Cordeiro e Libania Rosa da Conceição. Sepultamento ontem.

Custodio Alves Pereira, 91 anos. Filiação: Orlinda Ferreira dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Dagmar Ohlsen Roth, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Albino Ohlsen e Martha Ohlsen. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo de Igreja Protestante.

Dalila Alves de Oliveira, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Alves de Oliveira e Antônia Alves de Oliveira. Sepultamento ontem.

Dirce de Oliveira Szcrobut, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jorge de Oliveira e Ramona Pires de Oliveira. Sepultamento ontem.

Dulce Maria de Figueiredo Félix, 69 anos. Filiação: José Félix e Eldina da Cruz Figueiredo. Sepultamento ontem.

Eliane Patricio Lourenço, 44 anos. Profissão: vendedora. Filiação: José Aparecido Lourenço e Marly Terezinha Lourenço. Sepultamento ontem.

Elton Cleverson Moisés, 32 anos. Profissão: servente. Filiação: Marcelino Moisés e Elza Aparecida Moisés. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de Igreja Evangélica. - Vila Oficinas.

Elzeni de Fátima Batista Ribeiro, 56 anos. Profissão: secretária. Filiação: Roberto Garzo e Terezinha Ferreira Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 03 do cemitério.

Ernesta Maistro Garcia, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Maistro e Ronilda Agassi. Sepultamento ontem.

Estacilia Rodrigues, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo José de Deus e Maria Joaquina Rodrigues. Sepultamento ontem.

Euleci Gomes da Silva, 75 anos. Filiação: João Carlos Gomes da Silva e Clodoalda Leal Gomes da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Eutália Ribas de Sousa, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlito Barbosa e Mariana Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de Igreja Assembleia de Deus , em Colombo.

Geni Dotta Sartori, 58 anos. Profissão: operadora de caixa. Filiação: Pedro Dotta e Aurora Dotta. Sepultamento ontem.

Helena Chultiz Tessari, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Chultiz e Constância Chultiz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo do mesmo cemitério.

Hercilio Romão Soares, 56 anos. Profissão: taxista. Filiação: Romão Abade Soares e Eunice Rosaria de Moraes Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 02 do mesmo cemitério.

Idalzina Moura Santos, 65 anos. Filiação: Belamonte de Moura e Balbina Severina de Moura. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Centenário.

Ilda Rozinha Ferro, 77 anos. Profissão: costureira. Filiação: José Ferro e Maria Carme Azolim Ferro. Sepultamento ontem.

Iraci Cordeiro dos Santos, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilhermina Margarida de Souza. Sepultamento ontem.

Isaura Casagrande Vicentini, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Atilio Casagrande e Rosa Zarenato. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja de Nosso Sr. Jesus Cristo, em Umuarama (PR).

Joani Giacomitti, 79 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Carlos Giacomitti e Orlanda Ceccon Giacomitti. Sepultamento hoje, Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Joeli Igidio Machado, 53 anos. Filiação: Ana Amélia Machado. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo cemitério.

Jonathan Alves Natel, 57 anos. Filiação: Antônio Guido Alves Natel e Lorene Áurea Natel. Sepultamento ontem.

José Augusto da Silva, 50 anos. Profissão: fiscal operacional. Filiação: Domingos Valério da Silva e Maria das Dores da Silva. Sepultamento ontem.

José Carlos de Oliveira Carvalho, 60 anos. Profissão: motorista. Filiação: Valentim Alves de Oliveira Carvalho e Dolores Rodrigues de Oliveira Carvalho. Sepultamento ontem.

Khalil Rizcallah Ghadban, 79 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Rizkallak Ghadban e Adele Nahas. Sepultamento ontem.

Leocontina Macedo de Carvalho, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento Ribeiro de Macedo Filho e Maria Magdalena Dobis de Macedo. Sepultamento ontem.

Leônidas Armestrong da Silva, 95 anos. Profissão: torneiro mecânico. Filiação: Vicente Joaquim da Silva e Jovelina Armestrog da Silva. Sepultamento ontem.

Luci Alcides Benvenutti, 76 anos. Profissão: empresária. Filiação: Felippe Bendenutti e Maria Esperafico. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério Municipal Santa Cândida, capela 01.

Luzia de Lourdes Padilha dos Santos, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leônidas Padilha dos Snatos e Mariana Kempinski dos Santos. Sepultamento ontem.

Marco Antônio Godoy, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito Godoy e Patrocina Ribeiro Godoy. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo do mesmo cemitério.

Maria Aparecida Francisco Martins, 81 anos. Profissão: servente. Filiação: Sebastião Arcanjo Francisco e Maria Benedita Vaz. Sepultamento ontem.

Maria Padilha Carvalho, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arino Padilha e Clara Hanning. Sepultamento ontem.

Mário Durante, 82 anos. Filiação: Francisco Durante e Júlia Saviatto Durante. Sepultamento ontem.

Nelson Narciso Coronetti, 63 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Júlio Coronetti e Maria da Conceição Coronetti. Sepultamento ontem.

Paulo Ricardo Voges, 56 anos. Filiação: Hélio Voges e Helia Vidotto Voges. Sepultamento hoje, saindo de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.

Prizilina Rodrigues da Silva, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Lucencio Soares e Francisca Rodrigues Soares. Sepultamento ontem.

Rafael Yoshino Ponce, 29 anos. Profissão: analista de informática. Filiação: Rogério Luís Ponce e Elza Mitiyo Yoshino Ponce. Sepultamento ontem.

Robson Ferreira da Silva Júnior, 20 anos. Profissão: caixa. Filiação: Robson Ferreira da Silva e Susiane Mara Zacarias Ferreira. Sepultamento ontem.

Ronaldo Lazari Rufino, 70 anos. Profissão: agronomia. Filiação: Enzo Pedro Rufino e Isabel Lazari Rufino. Sepultamento hoje, saindo de Londrina (PR).

Rossinea Campos de Moura, 71 anos. Profissão: bioquímica. Filiação: Benedito Ribeiro de Campos e Maria Viana de Campos. Sepultamento hoje, saindo do Cemitério Municipal de Morretes.

Sílvio José Potulski, 64 anos. Profissão: motorista. Filiação: Arnaldo Potulski e Tereza Potulski. Sepultamento ontem.

Socrates de Oliveira Fernandes, 65 anos. Profissão: bancário. Filiação: José dos Santos Fernandes e Nerci de Oliveira Fernandes. Sepultamento hoje, Cemitério Vaticano,em Almirante Tamandaré, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Vanderley Pereira Dias, 37 anos. Filiação: José Fernando N Dias e Maria Pereira Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo de residência.

Vicentina Vieira, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Evangelista Vieira e Angelina Paulina Vieira. Sepultamento ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]