• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Zeca era conhecido em Ponta Grossa. A "fama" veio através de um programa policial popular apresentado numa emissora de rádio e posteriormente em canais de tevê a cabo do município. Todo começo de noite, lá esteve ele apontando o dedo para algum "meliante" ou cobrando soluções das autoridades para os problemas da segurança pública no município. Ele não era jornalista, mas tinha a habilidade para falar com o seu público que dificilmente aprenderia num banco de faculdade. "No dia do velório dele, uma menina de 10 anos veio me abraçar e dizer que adorava assistir o Zeca desde quando tinha 2 anos", afirma a mãe de Zeca, Maria de Lurdes. Se as indicações por idade fossem levadas a sério, provavelmente a fã mirim não assistiria ao programa, que continha cenas de crimes, mas o apresentador tinha um carisma imenso com a criançada. "Ele se vestia de papai Noel e dava presentes no Natal, depois foi parando", acrescenta Lurdes. O carisma pode ter brotado do próprio espírito autêntico de Zeca. Segundo os familiares, ele sempre falou e fez o que queria. Isso lhe rendeu, inclusive, muitas críticas, como num episódio em que ameaçou ao vivo um estudante de Jornalismo que criticou o estilo do programa. A mãe tem consciência disso, mas ameniza dizendo que "nem Jesus agradou todo mundo". Os 15 anos de dedicação ao jornalismo policial tinham uma causa: "ele sempre dizia que amava a sua cidade e que queria protegê-la", lembra a mãe. No início, atravessava as madrugadas atrás de uma viatura policial com a câmera em punho para pegar algum flagrante. Depois, foi deixando a tarefa para outros companheiros de trabalho. "Eu pedia para ele não se expor tanto aos riscos", afirma Lurdes. Mas, Zeca era inquieto. "Desde o tempo do primário, a professora dizia que ele era um bom aluno, mas não conseguia ficar muito tempo sentado na cadeira", completa a mãe, que ainda tentava corrigir o menino que trazia para a casa os cães abandonados que via pela rua. Três deles ainda estão vivos. Começou quatro faculdades, em áreas distintas, como Engenharia e Geografia, trabalhou no canil da Polícia Militar, até que encontrou o que gostava. "Com a gente, ele era meio tímido, e um dia chegou em casa dizendo que ia apresentar um programa na televisão. Eu quase nem acreditei", lembra Lurdes. Zeca não se casou nem teve filhos, mas deixa pai, mãe, irmão, cunhada e dois sobrinhos.

Dia 27 de setembro, aos 49 anos, de enfarte

* * * * *

CURITIBA

Acyr Valentim Scussiato, 75 anos, comerciante, filho de Emílio Scussiato e Geraldina Scussiato. Sep. ontem.

Adriana Silva Viana, 37 anos, balconista, filha de Ademir Viana e Maria das Graças da Silva Viana. Sep. ontem.

Alexandro Pereira, 30 anos, comerciante, filho de Luiz Carlos Pereira e Marilda de Jesus Pereira. Sep. ontem.

Alisse Tannous Wassouf, 59 anos, do lar, filha de Abdo Tannous e Nabiha Tannous. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja São Jorge – Centro.

Altacir Antônio Costa, 73 anos, advogado, filho de Manoel Costa e Carlita Martins Costa. Sep. ontem.

Altino Brites, 81 anos, militar, filho de Antônio Brites e Maria Francisca Brittes. Sep. às 16 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Amauri Reis do Amaral, 49 anos, açougueiro, filho de Pedro Reis do Amaral e Maria de Lourdes da Costa Amaral. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Conceição de Oliveira Barreto, 67 anos, do lar, filha de Lázaro Norberto de Oliveira e Maria Santa Baptista. Viúva de Capitulino Antônio da Cruz. Sep. ontem.

Dario José Pereira, 72 anos, filho de José Idalino Pereira e Maria Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

Derli de Oliveira, 38 anos, montador, filho de José Cândido de Oliveira e Maria Cândida de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Dionísio José da Silveira, 71 anos, porteiro, filho de João Pedro da Silveira e Januária Ferreira da Conceição. Sep. ontem.

Emília de Campos Novakoski, 81 anos, do lar, filha de Altino Carlin e Florisa Rodrigues de Campos. Sep. ontem.

Emília Ferreira Marques dos Anjos, 50 anos, auxiliar de cozinha, filha de Waldomiro de Lima Padilha e Avelina Ferreira de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do cemitério municipal de Araucária.

Euzeli do Prado Motta, 47 anos, costureira, filha de Cezário Pires do Prado e Maria Corrêa do Prado. Sep. ontem.

Evandro Faria dos Santos, 19 anos, auxiliar de produção, filho de Andréa Faria dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Felipe Adriel Texki, 17 anos, estudante, filho de Adriana Texki. Sep. ontem.

Fernando Denes, 68 anos, empresário, filho de Alfredo Denes Filho e Melita Clein Denes. Sep. ontem.

Geny Cabral de Oliveira, 65 anos, do lar, filha de Italionil Cabral e Zulmira Cabral. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – Portão.

Irene Teresinha Mendes, 57 anos, do lar, filha de Ernesto Daniel e Diair Ferreira Daniel. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Vaticano – Rubi.

Irma Rodrigues, 79 anos, do lar, filha de Catarina Rodrigues. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Isabel Gutierrez Wachelke, 71 anos, do lar, filha de Renato da Rocha Gutierrez e Alba Grijo Gutierrez. Sep. ontem.

Jacira Edite Vicente, 43 anos, do lar, filha de Flávio Vicente e Judite Machado Vicente. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

João de Oliveira, 89 anos, operador de máquinas, filho de Jordão de Oliveira e Antônia Fernandes. Sep. ontem.

José Pires Bello, 77 anos, comerciante, filho de João Belo e Maria Pires Belo. Sep. ontem.

Jozias de Oliveira Machado, 87 anos, alfaiate, filho de Claudino de Oliveira Machado e Luiza Maria da Conceição. Sep. ontem.

Kunji Kodama, 76 anos, agricultor, filho de Kitaro Kodama e Koyone Kodama. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Clube Japonês, em Loanda.

Levy Lopes, 81 anos, vidraceiro, filho de José Lopes da Silva e Virgínia Lopes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Jardim Adriana, em Colombo.

Maria Jorgina da Cruz Selbmann, 68 anos, do lar, filha de Rifino Alves da Cruz e Castorina Peres da Cruz. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela da Igreja Santa Quitéria.

Mariana Cristina Wolf, 1 ano, filha de Anselmo Wolf e Luiza Francisca de Souza Wolf. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Aparecida do Oeste.

Mariza Lira Pires, 68 anos, do lar, filha de Arcelino Pires e Emília Parchen. Sep. ontem.

Maurílio de Araújo, 68 anos, borracheiro, filho de Sérgio Gonçalves de Araújo Júnior e Maria Budal Araújo. Sep. ontem.

Rita Rosa Ribeiro, 77 anos, do lar, filha de Rosendo Rosa dos Santos e Francisca Maria do Rosário. Sep. ontem.

Roberto Borge Marques, 75 anos, bancário, filho de Borge Marques e Helena Wilson Marques. Sep. ontem.

Rose Maria Araújo, 60 anos, do lar, filha de Elaides Lopes de Araújo e Izabela Pedrozo. Sep. ontem.

Sebastião Padilha Ferreira, 72 anos, militar, filho de Manoel Ferreira e Ávila Padilha Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da capela do mesmo.

Terezinha Aparecida Pereira, 36 anos, do lar, filha de João Galdino Pereira e Odete Matias Pereira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.

Terezinha Lima Prust, 58 anos, do lar, filha de Avelino Santos Lima e Maria Rosa Torkatti. Sep. ontem.

Valderi Anacleto, 41 anos, autônomo, filho de Atalíbio José Anacleto e Cecília Ribeiro Anacleto. Sep. ontem.

Walter da Silva Bandeira, 77 anos, militar, filho de Fructuoso da Silva Bandeira e Alda da Silva Bandeira. Sep. dia 14 às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

FOZ DO IGUAÇU

Adriano Leal, 22 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Alex Fonseca de Oliveira, 7 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Colônia Iguaçu – Paraguai.

Everton dos Santos, 12 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Adelina Biondi Gregorato, 88 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 1 do mesmo.

Antônio Querino de Araújo, 73 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 2 da Prever de Arapongas, Rua Rolinhas, 1643 – Centro.

Aparecida Camacho Camargo, 77 anos. Sep. em cemitério a ser designado, no cemitério municipal de Xambre, saindo da Estrada Perobal, Chácara São Sebastião, em Xambre.

Aussma Ruva Fernandes, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Irati, saindo da capela 1 do mesmo.

Domingas Vieira de Oliveira, 85 anos. Sep. ontem em Cambé.

Emerson Alan Baptista Vargas, 38 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Hilda Ribeiro, 53 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Rua Três Lagos, 878 – Jardim Gralha Azul, em Sarandi.

Iolanda Rosa Ferruda Vicentino, 83 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2.

Joana Antônia de Lima Souza, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Paranavaí, saindo da Rua Operária, 230 – São Jorge, em Paranavaí.

Nivaldo Duarte, 57 anos. Sep. às 16h30, no cemitério municipal de Moreira Sales, saindo da capela 2 da Prever de Campo Mourão, Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba.

Rodolfo Palhares, 84 anos. Sep. ontem em Arapongas.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]