• Carregando...
 | /
| Foto: /

Se dar cantadas é uma arte, muitas vezes o artista é aquele que sabe a hora certa de usar as palavras que outro juntou. Raríssimos entre nós pensam em versos inspirados como esses de Zé Kéti:

“Vou beijar-te agora

Não me leve a mal

Hoje é carnaval.”

Mas quem achar o momento certo de usar as palavras do Zé Kéti, quem souber identificar a situação mais apropriada para cantarolá-las nos ouvidos da pessoa amada, tem seu momento de gênio.

Por isso o rapazola, vinte e poucos anos, estava se achando o tal. Na conversa com os amigos, comemorava ter tido a chance de cantar Máscara Negra para uma pretendente. Pretendente a quê? Namorada, “ficante” ou amante, sei lá – o problema com conversas entreouvidas é que não dá para pedir esclarecimentos das partes confusas ou cobrar detalhes. Afinal, você não deveria estar ouvindo aquilo...

Cada um desfruta ou foge do carnaval como pode. Boa sorte para você

A mulher em questão era, pelo que sabemos, uma “pretê”, e ponto final. Foi no carnaval de 2015, uma festa inesquecível para o nosso amigo. A pretendente continua no jogo até hoje? Não sabemos. Mas o orgulho dele persiste. Coisa mais linda deixar alguém sem ação com palavras doces como “vou beijar-te agora / não me leve a mal”!

Os amigos não quiseram passar recibo. Bacana, é verdade. Mas óbvio. Queriam vê-lo fazer a mesma coisa com outra marcha que fala do mesmo tema, Noite dos Mascarados, que tem letra mais difícil. Esta é do Chico Buarque e provavelmente foi inspirada pela mais antiga, a do Zé Kéti.

Complicou, mas nada que assustasse nosso herói, com a autoconfiança inflada pelo sucesso no carnaval que passou. Ele confere os versos no celular:

“Deixa o dia raiar, que hoje eu sou

Da maneira que você me quer.

O que você pedir eu lhe dou,

Seja você quem for,

Seja o que Deus quiser!”

“Uau!” – Foi só o que ele disse.

Pela expressão que vi naquele rosto moreno, suponho que o desafio o inspirou. O que veio depois eu só posso supor. Eles foram em frente e eu fiquei imaginando que alguma sortuda, em algum lugar da cidade, nesses dias de carnaval, ouvirá em sussurros uma voz masculina dizer que “hoje eu sou da maneira que você me quer”. Talvez a cantada não interesse a ela. Talvez o dono da voz a desagrade. Mas será lindo mesmo assim. Abstraia-se o que não é perfeito porque a perfeição no romance acontece raramente, aqui e acolá. Se o momento não é perfeito, pelo menos os versos são. Amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar.

***

O problema com as grandes festas nacionais, como o carnaval, é que não dá para fugir delas. Goste-se ou não, anime-se ou não, a festa está lá, chegando pelas janelas das nossas casas, trombando conosco nas ruas. Cada um desfruta ou foge do carnaval como pode. Boa sorte para você.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]