• Carregando...
Orientação é de que se entre no site do Instituto de Identificação antes das 9h para conseguir agendar o serviço. | theo marques/theo marques
Orientação é de que se entre no site do Instituto de Identificação antes das 9h para conseguir agendar o serviço.| Foto: theo marques/theo marques

Agendar a emissão de carteira de identidade em Curitiba tem sido um transtorno para quem busca o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) nesta época do ano. Leva-se dias para agendar horário na internet ou pelo telefone. O motivo é a alta demanda de solicitações e a falta de orientação dos servidores. Normalmente no começo do ano muitos pais solicitam o Registro Geral (RG) para a matrícula de filhos na escola e viagens.

É o caso do analista de sistema Christian Piske, 42 anos, que pretende viajar com dois filhos pequenos para a Argentina. “Fiquei quatro dias tentando agendar pelo site do instituto. Não dava. Fui à sede do Centro e não me informaram como eu deveria proceder”, critica Piske, que abriu um protocolo de reclamação na Ouvidoria do Paraná.

A orientação correta Piske só teve quando procurou a unidade do IIPR no bairro Portão. Lá, um atendente o orientou a buscar o serviço na internet antes das 9h, horário em que o serviço de agendamento começa. “Se demorasse mais um minuto não conseguiria agendar porque é muita gente tentando. O problema era a falta de informação”, conta.

Na página do Facebook do Instituto de Identificação há diversas reclamações. A Polícia Civil, que responde pelo órgão, reconhece o transtorno e informa que faz agendamento para 800 atendimentos por dia em Curitiba.

Se não for, desmarque

Outro problema constatado é que 30% das pessoas que agendam a emissão do RG não comparecem. Por isso, a instituição orienta a população a desmarcar o horário no próprio site do Instituto de Identificação quando não puder comparecer. Assim, outro cidadão poderá ter acesso ao serviço.

Para tentar aumentar a capacidade de atendimento nesta época, o IIPR abre todas as quartas-feiras de manhã agendamento pelo site para os sábados seguintes. Nos sábados, são abertos sempre 92 horários em Curitiba. O IIPR informa que não adianta o cidadão comparecer a uma sede da instituição para realizar o agendamento. Ele é feito apenas pelo site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]