Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Feriado

Curitiba terá programação religiosa no Dia de Finados

Cemitérios e paróquias realizam missas, cultos e celebrações ecumênicas, ao longo de toda a segunda-feira. Locais terão reforço na venda de flores e velas

  • Naiady Piva
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo
Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo/Arquivo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Os cemitérios de Curitiba terão uma programação religiosa especial no Dia de Finados. Além das missas católicas, cultos evangélicos e celebrações ecumênicas ocorrem durante todo o dia, em diversos cemitérios de Curitiba e região.

Confira o horário dos cemitérios e tudo que abre e fecha, no feriado de Finados, em Curitiba

O pico de movimento deve ser pela manhã, na praça em frente ao Cemitério Municipal do Água Verde, onde o padre Reginaldo Manzotti realiza uma “adoração ao santíssimo”, às 9 horas. Logo depois, às 10 horas, Manzotti anima a missa celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, também no Água Verde.

Nos demais cemitérios municipais, também ocorrem celebrações. No Boqueirão, as missas são às 9, 12 e 15 horas.O São Francisco de Paula – conhecido como Cemitério Municipal – terá duas missas, às 10 e às 15 horas.Já no Santa Cândida não há missa no cemitério - só na paróquia; as igrejas evangélicas Assembleia de Deus e Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular vão estar presentes no local, durante todo o dia com ações religiosas. Ações similares ocorrem no Boqueirão, sob responsabilidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e da Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo.

Cemitérios paroquiais

Os cemitérios paroquiais devem optar por missas na igreja mesmo, e não em campo aberto. É o caso do paroquial do Santa Cândida (às 8, 10 e 16 horas), do Abranches (8 e 10 horas); do Umbará (10 horas missa e terço às 16 horas); da Colônia Orleans (8, 10 e 15 horas); e do São Marcos (8, 10 e 15 horas), que fica no Pilarzinho. Já no Campo Comprido as missas das 10 e das 18 horas são na paróquia Nossa Senhora de Lourdes; e a das 8 horas, no cemitério.

As missas ainda serão realizadas nos cemitérios do Parque Iguaçu (11 horas); Vertical (8, 11 e 16 horas); Parque São Pedro (10 e 16 horas); Jardim da Saudade (9, 14 e 16 horas); Jardim da Paz (10 horas); Santa Felicidade (8 , 10, 16 e 18 horas); e no Parque das Araucárias (9h).

Já os cultos evangélicos terão vez no Cemitério Vertical de Curitiba (13 horas), Jardim da Saudade (10h30) e no Parque das Araucárias (15 horas), em Colombo. O cemitério Parque São Pedro terá missas ecumênicas, às 10 e 16 horas.

Outras homenagens

Além da programação religiosa, alguns cemitérios preparam homenagens aos que se foram. É o caso do cemitério Vaticano, que terá chuva de pétalas com helicópteros e revoada de pombas brancas, a partir das 10h30.

A Capela Vaticano, anexa ao crematório, também terá chuva de pétalas de rosas vermelhas, soltura de balões em formato de coração e, por fim, uma revoada de borboletas, a partir das 11h15.

O cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, também recebe uma chuva de pétalas com helicóptero, às 14h30. Antes disso, às 14 horas, haverá o sorteio de uma televisão de 32 polegadas.

Flores

Os locais ainda terão velas e flores à venda. Via de regra, a venda será feita pela própria floricultura do cemitério, que fica aberta durante todo o horário de funcionamento. Nos cemitérios paroquiais do Santa Cândida e do Campo Comprido o comércio é feito por floriculturas do entorno, sem relação com as igrejas. Também paroquial, o cemitério da Colônia Orleans terá venda de flores, velas e comidas em barracas montadas no pátio da igreja.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

  1. Estela Muller exibe a nova aquisição, uma árvore natalina, e o enfeite herdado da mãe |

    Fim de ano

    O dia certo de montar a árvore de Natal

  2. Colombo

    Rone mata trabalhador rural em perseguição

  3. mudança

    Boleto para licenciamento de veículos precisa ser retirado no Banco do Brasil

PUBLICIDADE