• Carregando...
 | Albari Rosa / Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Curitiba e outras regiões do Paraná têm sofrido com fortes chuvas, que muitas vezes são acompanhadas de alagamentos e deslizamentos de terra nas estradas e também nas vias urbanas. Ao se deparar com esse tipo de situação, muitas vezes o motorista não sabe como agir.

A primeira orientação é para que o condutor não tente atravessar as áreas alagadas, já que a velocidade das águas pode arrastar automóveis e pessoas. Também é possível que haja buracos escondidos na pista, que, além de danificar o veículo, podem causar acidentes. É recomendável ainda que o condutor evite dirigir por lugares que não conhece. Caso seja possível e seguro seguir em frente, sempre mantenha a primeira marcha engrenada e a aceleração constante.

Leia mais notícias sobre Curitiba

Caso haja a necessidade de abandonar o veículo, motorista e passageiros não devem atravessar uma via em que haja água acima da altura dos pneus.

Se o motorista se deparar com um deslizamento, não se deve estacionar nas proximidades do incidente. Mantenha uma distância segura, uma vez que o processo pode não ter terminado por completo, o que pode atingir o veículo.

As orientações são do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e da Defesa Civil do Paraná. Em caso de emergência, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Dirigindo na chuva

Quando há a necessidade de dirigir sob chuva, deve-se reduzir a velocidade, aumentar a distância dos outros veículos e manter os faróis baixos acesos. Nesses casos a condição faz com que ocorra a redução tanto da visibilidade do condutor quanto da aderência dos pneus do veículo. Para os motociclistas, é essencial o uso de capa impermeável e roupa apropriada para essa situação.

Pontos de referência

Ao viajar, também é importante ficar atento a pontos de referência, como postos de combustíveis, restaurantes e trevos, que podem ser úteis para localização em caso de precisar pedir ajuda.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]