• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Os trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana enfrentam novo atraso no pagamento salarial, uma semana após a mais recente greve do sistema. Tanto o sindicato das empresas (Setransp) quanto dos trabalhadores (Sindimoc) informam que parte do adiantamento salarial não foi pago até o fim do expediente bancário desta quarta-feira (20). Por acordo, o vale deve ser pago até o dia 20 de cada mês. Nos últimos dois anos houve atraso no pagamento da categoria em pelo menos oito ocasiões, segundo levantamento da reportagem.

Em nota divulgada no fim da tarde, o Setransp informa que 60% do vale foi pago no sistema urbano de Curitiba, administrado pela Urbs. O valor é uma média entre as 11 empresas que administram a rede. Algumas teriam pago valores maiores e outras, menores.

O Sindimoc diz que a conta não bate. O levantamento do sindicato é de que apenas três realizaram o pagamento. Sorriso, Expresso Azul e Araucária Filial seriam as únicas em dia. Outras três empresas (Glória, Marechal Matriz e Marechal Filial) teriam pago apenas R$ 179, valor inferior à metade do vale.

Ainda de acordo com o sindicato, as cinco empresas que não teriam realizado o pagamento empregam 5.437 motoristas e cobradores.

O Setransp, no entanto, alega que a diferença ocorre porque muitos pagamentos só serão compensados pelos bancos no próximo dia útil, nesta quinta-feira (21).

Comec

Também há atrasos entre as empresas que operam na Região Metropolitana, administrada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Das 19 operadoras, apenas 11 pagaram o vale em dia, segundo o Sindimoc. Outras oito estariam em atraso.

Sem greve

Mesmo com o atraso, os trabalhadores do transporte público não devem realizar nova greve nos próximos dias. Em audiência realizada nesta terça-feira (19), no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT), o Sindimoc se comprometeu a segurar uma possível paralisação até o 5.º dia útil de fevereiro.

Além disso, o sindicato dos trabalhadores se comprometeu a aguardar o pagamento do vale até a próxima sexta-feira (22). Já a partir desta quinta, as empresas que não pagarem em dia devem arcar com multa diária de R$ 30 para cada empregado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]