• Carregando...
Frankielen da Silva Zampoli com o marido Muriel Padilha e a filha mais velha: órgãos da jovem foram encaminhados para doação. | Reprodução Facebook/
Frankielen da Silva Zampoli com o marido Muriel Padilha e a filha mais velha: órgãos da jovem foram encaminhados para doação.| Foto: Reprodução Facebook/

Além dos do casal de gêmeos a que deu a luz segunda-feira (24), quatro meses após ter constatada morte cerebral e ser mantida viva por aparelhos, a jovem Frankielen da Silva Zampoli continuará salvando vidas. Um dia após ser enterrada em Contenda, cidade da região metropolitana de Curitiba onde morava, o coração e os dois rins da dona de casa de apenas 21 anos, vítima de um AVC, foram encaminhados nesta sexta-feira (24) para adoção.

A Central Estadual de Tranplantes (CET) , órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, informa que o coração da Frankielen já foi transplantado em um paciente do Paraná. Já os rins não eram compatíveis com o organismo de nenhum paciente do estado, por isso foram encaminhados nesta sexta-feira (24) para pacientes do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Saúde gaúcha confirmou que cada um dos órgãos foi transplantado em um paciente diferente.

Chá de bebê de gêmeos que nasceram de mãe com morte cerebral será aberto ao público

Leia a matéria completa

“A doação de órgãos sempre foi um desejo dela. Ela sempre dizia que se acontecesse algo, queria que os órgãos fossem doados. Para gente, é um jeito de ela continuar viva em outras pessoas”, afirma Muriel Padilha, viúvo de Frankielen, que organiza um chá de bebê aberto ao público para arrecadar ajuda aos filhos Azaphi e Ana Vitória que nasceram segunda-feira. O evento será no Clube Serrinhense, em Contenda, às 15 horas do dia 5 de março. Além dos gêmeos, o casal tem uma filha de um ano e sete meses.

O caso

A morte cerebral de Frankielen foi constatada no fim de outubro, três dias depois de ela ter sofrido uma hemorragia cerebral. Como estava grávida havia nove semanas, o corpo foi mantido ligado a aparelhos e os médicos do Hospital do Rocio, em Campo Largo, passaram a monitorar a evolução da gestação diariamente. Na última segunda-feira, os bebês nasceram prematuros, após um parto feito emergencialmente. Azaphi e Ana Vitória permanecem internados, mas estão saudáveis, só devem ficar sob cuidados médicos por tempo indeterminado, até terem condições de ir para a casa. Quando receberem alta, as crianças serão levadas para a casa do pai, em Contenda. Os avós devem ajudar a cuidar das crianças. Segundo os médicos, o caso de Frankielen é sem precedentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]