• Carregando...
Estoques das vacinas contra a gripe começarão a chegar nos estados  dia 10 de abril | Henry Milleo/Gazeta
Estoques das vacinas contra a gripe começarão a chegar nos estados dia 10 de abril| Foto: Henry Milleo/Gazeta

Pelo segundo ano consecutivo, o Ministério das Cidades irá antecipar a distribuição das vacinas contra a gripe aos estados. De acordo com a pasta federal, as primeiras remessas de doses da vacina começarão a ser distribuídas a partir do dia 10 de abril. O chamado ‘Dia D’, que é quando os postos de saúde abrem as portas para a vacinação em um sábado, está agendado para o dia 6 de maio.

Segundo o Ministério da Saúde, serão os próprios estados e municípios que definirão as datas de início da imunização da população. A Secretaria estadual de Saúde ainda não informou se já definiu um calendário para o Paraná.

Em 2015, a campanha de vacinação havia começado no início de maio. No ano seguinte, entretanto, a distribuição foi antecipada para abril em razão de um surto fora de época da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada à gripe A H1N1. Esse surto foi detectado inicialmente em São Paulo e chegou a ser associado a uma baixa imunização da população nos dois anos anteriores.

Assim como ocorre tradicionalmente, serão vacinados apenas grupos prioritários - que ainda serão anunciados pelo Ministério da Saúde. No ano passado, receberam a dose crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também foram imunizados.

A meta do governo do Paraná no ano passado era imunizar 80% do público alvo do estado, o que representava cerca de 2,2 milhões de pessoas. As metas deste ano ainda serão divulgadas pela secretaria da Saúde.

A previsão do ministério da Saúde é que a campanha nacional de vacinação contra a gripe seja encerrada no dia 19 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]