• Carregando...

Colégio oferece tira-dúvidas no contraturno

As unidades de Cascavel e Umuarama do Colégio Alfa abocanharam, respectivamente, a primeira e a terceira posição do ranking estadual do Enem deste ano. E a solução encontrada pelo colégio para aumentar o rendimento foi muito simples e, ao mesmo tempo, eficaz: fazer com que os alunos estudem à tarde o que aprenderam de manhã.

O diretor, João Rodrigues, frisa que o colégio não oferece aulas extras nem de revisão. Há apenas espaços reservados para estudo, enquanto professores ficam à disposição no contraturno, para tirar dúvidas pontuais.

O método pode parecer estranho a ouvidos leigos, já que os estudantes poderiam ir para casa para estudar, em vez de continuar na escola. "Mas, em casa, tudo conspira contra", explica o diretor, citando tentações como televisão, redes sociais e sonecas.

O sistema foi adotado há quatro anos e, desde então, o colégio vem obtendo boas notas no ranking. "O fato é que os alunos têm que ter um tempo pra aprender e outro para praticar. É isso que faz a diferença, não adianta encher a cabeça deles de aula", diz o diretor.

Depois de ficar sem nenhuma representante no top 100 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012, o Paraná voltou a ter duas instituições na lista das melhores colocadas na prova de 2013. O Colégio Alfa, em Cascavel, atingiu a nota de 686,3 e alcançou o 35º lugar entre todas as escolas do país. O Colégio Dom Bosco, de Curitiba, ficou com média de 685.

O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (22), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O ranking foi obtido por meio da lista divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Entre as 20 melhores escolas do Paraná, 12 são de Curitiba, com um total de nove privadas e três públicas. As outras, todas privadas, se distribuem da seguinte forma: duas de Foz do Iguaçu, duas de Londrina, uma de Cascavel, uma de Maringá, uma de Ponta Grossa e uma de Umuarama.

As três instituições públicas que constam no top 20 do estado são o Colégio Militar de Curitiba, que ficou em 7º lugar, com nota de 632,6; a Universidade Federal do Paraná (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR), ocupante do 9º lugar, com nota de 631,3; e o Instituto Federal do Paraná, na 20º posição, com nota de 616,6.

Escolas do PR com menores notas

Em uma lista que tem 14.715 escolas, a instituição paranaense na colocação mais baixa foi o Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, em Paranapoema, no Noroeste paranaense - posição 14.661 e nota de 421,5. O Colégio Estadual Marques de Herval, em Uniflor, no Norte do Paraná, teve o segundo menor desempenho do estado, com a posição 14.635 e nota de 423,9. Completam a lista das 10 escolas paranaenses nas posições mais baixas colégios das cidades de Kalore, Bituruna, Doutor Ulysses, Santa Cruz de Monte Castelo, Ortigueira, Colorado, Clevelândia e Santo Antônio do Paraíso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]