• Carregando...
 | Felipe Rosa/Gazeta do  Povo/
| Foto: Felipe Rosa/Gazeta do Povo/

Sessenta duchas foram instaladas em dez pontos do Litoral paranaense para reduzir o consumo de água tratada nas praias e dar mais conforto aos veranistas durante os dias de calor. As duchas do projeto Chuá estão instaladas a uma profundidade de 1,5 m e retiram a água do solo. Depois de bombeada, a água passa por um filtro de cloro e carvão ativado, que retira 95% do sal presente da água do mar e 99% menos bactérias. A água é bombeada de forma manual e cada chuveiro tem capacidade para até 600 banhos por dia. A instalação dos equipamentos foi feita pela Sanepar.

Felipe Rosa/Gazeta do Povo

A técnica de enfermagem Anelyse Gonçalves Maia utiliza as duchas da praia da praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, e afirma que o banho ajuda a tirar a água salgada, apesar do cheiro forte deixado pelo cloro. “O cheiro é forte, mas a quantidade das duchas são suficientes para não formar fila”, comenta. “É ótimo para tirar o sal do cabelo, ajuda muito”, diz a veranista.

Funcionamento

Os chuveiros estão instalados em Guaratuba, na Praia do Cristo, na Praia Central de Matinhos, em três pontos da Praia Brava de Caiobá e também na Praia Mansa. Em Pontal do Paraná, as duchas estão instaladas na entrada da Praia de Leste, na entrada principal do balneário de Ipanema e em frente ao posto dos bombeiros de Pontal do Sul. As duchas funcionam diariamente das 9h às 19h, com o apoio de agentes educacionais para auxiliar no uso do chuveiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]