• Carregando...
 | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Para quem tem espírito belicoso, como o secretário de segurança, observar de cima do Palácio Iguaçu o massacre na praça deve ter sido um deleite.

Marcia Fruet, primeira-dama de Curitiba, sobre o secretário Fernando Francischini (SD), via Twitter.

Agenda

Segunda – A Câmara de Curitiba continua o esforço para votar contas de prefeitos. Dessa vez, julga os dados referentes a 2006, na gestão Beto Richa (PSDB).

Terça – A Comissão de Constituição e Justiça do Senado sabatina Luiz Edson Fachin, indicado por Dilma Rousseff para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Terça- O presidente do HSBC no Brasil, Guilherme André Brandão, deve depor na CPI do Senado sobre as contas de brasileiros na Suíça.

Cerca de cem jornalistas se reuniram na manhã deste domingo em Curitiba em um protesto contra episódios de perseguição a profissionais da imprensa do estado e de todo o país. Todos os profissionais reunidos no Largo da Ordem se vestiram de preto, em sinal de luto pelas ameaças sofridas por jornalistas no Paraná. Com bocas amordaçadas, os jornalistas reunidos deixaram às 11 horas o ponto de concentração, o Belvedere, no Alto São Francisco, para percorrer as ruas do Largo da Ordem. Eles também distribuíram panfletos para conscientizar a população. A palavra de ordem que gritavam os profissionais ao longo da caminhada, pacífica, era “basta”. “O que estamos fazendo aqui hoje é um protesto contra a perseguição que vem ocorrendo a jornalistas do Paraná”, explicou Guilherme Carvalho, ex-presidente do Sindijor-PR.

Ameaças

O episódio mais recente de perseguição na imprensa do Paraná foi contra um profissional da RPC. Um produtor da tevê estava em Londrina, onde investigava um esquema de corrupção e pedofilia que envolve pessoas ligadas ao governo do estado, quando foi ameaçado de morte por telefone. Diante da ameaça, a empresa providenciou a retirada do jornalista da cidade. Recentemente, jornalistas da Gazeta do Povo também passaram a ser intimados pela Polícia Militar para revelar identidades de suas fontes.

Ainda não

Embora o governador Beto Richa (PSDB) tenha sancionado a lei da reforma do Paranaprevidência ainda na semana passada, logo depois do confronto entre policiais militares e manifestantes, no Centro Cívico, a nova lei ainda não saiu ,em Diário Oficial. Deve sair no início desta semana.

Kassab firme 1

A lei que dificultou o surgimento de novos partidos e as fusões não intimidou o ministro Gilberto Kassab (Cidades), que continua trabalhando firmemente na criação do Partido Liberal (PL) para entregar à presidente Dilma Rousseff uma nova legenda governista. Em fase adiantada, de acordo com os organizadores da legenda, falta apenas os cartórios eleitorais validarem cerca de 100 mil assinaturas, das mais de 500 mil necessárias para fundar uma nova legenda. A previsão, segundo eles, é que isso ocorra até o dia 15 deste mês, e o PL esteja formalmente criado até julho.

Kassab firme 2

Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável ao início do processo de registro do PL. Alertado pelo Palácio do Planalto, Kassab instruiu Cleovan Siqueira, que responde oficialmente pela nova legenda, a apresentar a documentação ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE) um dia antes da votação de projeto no Senado que passou a impedir fusão de partidos com menos de cinco anos. A lei tem o objetivo de atingir em cheio a fundação do PL e sua imediata fusão ao PSD.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]