• Carregando...
Cármen Lúcia (à esq), Michel Temer (ao centro) e Renan Calheiros se reúnem | MMarcos Corrêa/PR
Cármen Lúcia (à esq), Michel Temer (ao centro) e Renan Calheiros se reúnem| Foto: MMarcos Corrêa/PR

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta sexta-feira (28) que a reunião sobre segurança pública com o presidente Michel Temer e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, foi muito boa e produtiva. “Tenho orgulho de ser presidente do Congresso Nacional no momento em que Cármen Lúcia é presidente do Supremo Tribunal Federal”, elogiou. “Ela é exemplo de caráter que nós precisamos ter à frente do STF e que identifica o povo brasileiro”.

Renan e Cármen Lúcia entraram em rota de confronto nesta semana depois que policiais do Senado foram presos por decisão de um juiz de primeira instância e que Renan chamou o magistrado de “juizeco”. A juíza reagiu dizendo que se sentia destratada quando ouve alguém destratando um juiz.

A reunião desta sexta, que aconteceu no Palácio do Itamaraty, é uma tentativa do presidente Michel Temer de apaziguar os ânimos entre os chefes dos Poderes.

Fizemos uma coisa inédita, que é reunião dos três poderes, avalia Temer

Em um breve pronunciamento, o presidente Michel Temer comemorou o fato de reunir os chefes dos três Poderes e autoridades ligadas à segurança para debater e promover uma atuação significativa em tema que preocupa a sociedade brasileira. Temer disse que realizou “uma coisa inédita” e que haverá reuniões periódicas a partir de agora.

“Nós não pararemos na reunião de hoje. Estabelecemos reuniões periódicas, talvez a cada três ou quatro meses faremos uma reunião de avaliação daquilo que está acontecendo na segurança pública”, disse. Temer sinalizou que poderá haver reuniões posteriores com governadores e secretários de segurança pública, particularmente para tratar da questão do sistema penitenciário.

O presidente lembrou que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que as verbas do fundo penitenciário não podem ser contingenciadas e o governo federal determinou a liberação de R$ 788 milhões para a área de segurança. Ele explicou que o fundo de segurança pública será utilizado para o aprimoramento e construção de penitenciárias.

Temer disse que o clima da reunião foi de “harmonia absoluta e responsabilidade”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]