• Carregando...
Kireeff: “Entendo que essa indicação expõe a Sercomtel e a própria pessoa [Eloiza]”. | Roberto Custodio/Jornal de Londrina
Kireeff: “Entendo que essa indicação expõe a Sercomtel e a própria pessoa [Eloiza]”.| Foto: Roberto Custodio/Jornal de Londrina

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), considerou imprudente a indicação, pela Copel, de Eloiza Fernandes Pinheiro Abi Antoun para a diretoria administrativa da Sercomtel, estatal de telefonia da prefeitura. Eloiza é mulher de Luiz Abi Antoun, parente distante do governador Beto Richa (PSDB), apontado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como líder do suposto esquema de fraude na contratação do serviço e conserto de veículos oficiais do governo na região de Londrina, investigado pela Operação Voldemort.

Eloiza, que antes ocupava a vice-presidência da Sercomtel, agora extinta, pediu licença do cargo após a prisão do marido, em março. A diretoria assumida por Eloiza é responsável por licitações e pelo patrimônio da Sercomtel. A Copel, vinculada ao governo o estado, tem direito de fazer indicações para a direção da Sercomtel por ser acionista da empresa.

“Entendo que essa indicação expõe a Sercomtel e a própria pessoa [Eloiza], que poderia ser preservada neste momento”, disse o prefeito. Ponderado, Kireeff afirmou não ter condições de avaliar as intenções políticas do ato. “Mas eu recomendei, inclusive às instâncias políticas do governo, sobre a inconveniência da indicação. Agora, a prefeitura não tem o poder de interferir nas indicações da Copel, assim como a Copel não pode interferir nas indicações da prefeitura.” O Município detém 55% das ações da Sercomtel enquanto a Copel, 45%.

O presidente da Sercomtel, Christian Schneider, destacou que a prefeitura não pode vetar a indicação de Eloiza. “A opção de recondução foi do governo do estado e, por questões estatutárias e de acordo de acionistas, a prefeitura não pode votar contra. Mas há discordância”, disse Schneider, que foi reconduzido ao cargo de presidente na assembleia de acionistas realizada na quarta-feira (20).

A Copel não se pronunciou sobre as considerações de Kireeff. O posicionamento foi solicitado pela reportagem à assessoria de imprensa da estatal de energia.

Reestruturação

A diretoria da Sercomtel foi reestruturada na assembleia geral de acionistas. Além de Eloiza, integram a nova diretoria: Christian Schneider (presidência); Agnaldo Aversani (Diretoria Financeira); Flávio Luiz Borsato (Diretoria de Engenharia e Operações) e Nilso Paulo da Silva (Diretoria Comercial). Schneider, Aversani e Borsato foram indicados pela prefeitura. Eloiza e Silva são indicações da Copel. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Sercomtel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]