• Carregando...
Ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, ladeado por policiais. | Reuters
Ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, ladeado por policiais.| Foto: Reuters

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os desvios na Petrobras na Câmara dos Deputados desembarca nesta segunda-feira (31) em Curitiba para ouvir o depoimento de uma série de investigados pela Operação Lava Jato que estão presos na capital paranaense.

A CPI deve ouvir pelo menos 13 investigados e realizar uma acareação – entre o executivo e delator Augusto Mendonça, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. As sessões vão acontecer a partir desta segunda-feira (31), no auditório da Justiça Federal em Curitiba, e podem se estender até a quinta-feira (3).

Confira todas as pessoas que serão ouvidas pela CPI:

Entre os investigados da Lava Jato que serão ouvidos pela CPI estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada, o ex-gerente da estatal Celso Araripe, o operador Fernando Moura e o publicitário Ricardo Hoffmann. Também serão ouvidos os presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo. Outros executivos das empreiteiras também foram convocados a dar depoimentos (veja no infográfico ao lado).

Rolls-royce na lava jato

A indústria britânica Rolls-Royce confirmou que está cooperando com as investigações no Brasil sobre as denúncias de corrupção na Petrobras. A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian. Em fevereiro, o ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco citou a Rolls-Royce nos depoimentos feitos à Polícia Federal. Ele teria afirmado em delação premiada que a empresa, que fornece turbinas usadas nas plataformas da Petrobras, pagou propina para fechar um contrato de US$ 100 milhões com a estatal. À época, a Rolls-Royce informou que não estava cooperando com as autoridades brasileiras.

Esclarecimentos

Com os depoimentos, os deputados esperam esclarecer, entre outros pontos, a suspeita de recebimento de propina da Petrobras por Dirceu por meio de sua empresa, a JD Consultoria. Os membros da CPI também pretender realizar acareações entre os investigados para esclarecer pontos que geram controvérsias nos depoimentos. Uma das acareações previstas, mas que ainda não foi confirmada, pode ocorrer entre o doleiro Alberto Youssef e a doleira Nelma Kodama.

Esta é a segunda vez que a CPI da Petrobras vem a Curitiba. Em maio, os deputados realizaram três sessões na capital para ouvir outros investigados pela Lava Jatoque estavam presos na cidade.

Processo

Também está previsto para esta semana o início das oitivas, na Justiça Federal de Curitiba, das testemunhas de acusação do processo contra executivos da Odebrecht. Os primeiros depoimentos ocorrem já nesta segunda-feira (31). Serão ouvidos pelo juiz federal Sergio Moro os delatores Augusto Mendonça, da Toyo Setal, Dalton Avancini, da Camargo Corrêa, Julio Camargo, da Toyo Setal, e Rafael Ângulo Lopez, ex-funcionário de Youssef.

A oitiva das testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF) segue até a sexta-feira (4), na Justiça Federal. Entre os ouvidos também estarão funcionários da Petrobras e outros delatores, como o vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, Eduardo Leite, e o dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]