• Carregando...
Nomes curiosos das operações chamam a atenção na Lava Jato | /Agência
Nomes curiosos das operações chamam a atenção na Lava Jato| Foto: /Agência

A exemplo de como foi batizada a nova fase da Lava Jato deflagrada nesta segunda-feira (22) – Acarajé, em alusão ao termo usado por alguns investigadores para dinheiro em espécie –, os nomes dados aos trabalhos específicos da Operação dizem muito sobre as relações dos envolvidos com o esquema de corrupção. Relembre alguns deles:

Saiba como surgem os nomes das operações da PF

Leia matéria completa.

My Way: Do inglês, significa “Meu Jeito”. O nome, segundo a Polícia Federal, veio de como Renato Duque, ex-diretor da Petrobras na área de Serviços e acusado de participar do esquema de corrupção na empresa, era citado por um dos delatores do esquema, Pedro Barusco. My Way foi o nome dado à 9ª fase da operação, deflagrada em fevereiro de 2015. O jornal O Estado de S. Paulo ainda relacionou o nome com a canção homônima gravada por Frank Sinatra. A música traz já na primeira estrofe “E agora o fim está próximo”.

Radioatividade: Nome dado à 16ª. fase da Operação, que teve como alvo contratos firmados por empresas investigadas com a Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás. Entre os presos, o presidente licenciado da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva. No dia da prisão, ele já havia pedido afastamento do cargo, após virem à tona notícias de que teria recebido propina nas obras da usina nuclear de Angra 3.

Erga Omnes: Batizou a 14.ª fase das investigações. Seu significado, “contra todos”, é de que a lei vale para todos, numa referência à prisão do mais poderoso dos empreiteiros alvos da Lava Jato, Marcelo Bahia Odebrecht. “A lei deve valer pra todos ou não valer pra ninguém”, disse o procurador da República Carlos Fernando de Santos Lima, no dia da prisão, em setembro do ano passado.

Pixuleco (I e II) : “Pixuleco” era o nome dado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto ao dinheiro cobrado de empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras. A fase – 17ª – levou à prisão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, sob acusação de ser beneficiário, mentor e mandante da corrupção na Petrobras. A investigação também se desdobrou na Pixuleco II.

Nessun dorma: 19ª. fase. Uma referência a um trecho da ópera Turandot criada em 1926 pelo compositor italiano Giacomo Puccini. Em Nessun Dorma, a princesa Turandot determina que ninguém deve dormir: todos passariam a noite tentando descobrir o nome do príncipe desconhecido. O delegado da PF Igor Romário de Paulo disse que a expressão foi um recado para aqueles que achavam que as investigações estavam enfraquecendo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]