• Carregando...
A Senadora Gleisi Hoffmann  (PT-PR) voltou a defender o governo Dilma. | Wenderson Araujo/Gazeta do Povo
A Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) voltou a defender o governo Dilma.| Foto: Wenderson Araujo/Gazeta do Povo

Depois de dizer recentemente que o mercado de beleza está apresentando um bom desempenho no Paraná, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) usou nesta segunda-feira (27) a visita de uma tia ao Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, para defender o governo federal e amenizar os efeitos da crise econômica no país.

“Termino [o artigo] com a frase de uma tia, pessoa simples e trabalhadora, que foi ao Parque de Diversão Beto Carrero nesta semana: “Como está cheio isso! Filas que não acabam mais. Onde está a crise que tanto falam…?”, escreveu a petista, em artigo divulgado à imprensa.

No mesmo texto, cujo título é “Apesar da crise é o novo ‘Imagina na Copa’”, Gleisi faz referências a três outros exemplos no mínimo contestáveis.

FHC recusa encontro com Lula e Dilma e causa constrangimento entre petistas

Para o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), episódio trouxe mais desgaste do que solução

Leia a matéria completa

Em determinado momento, a senadora diz que “desconheço completamente que estejamos com uma crise de emprego na área de engenharia e arquitetura”. Não é bem assim. O setor já não cria vagas como antigamente.

De janeiro a junho, segundo dados do Caged (mercado formal), o saldo entre contratações e demissões de engenheiros civis e arquitetos ficou negativo em 4,8 mil em todo o país. Ou seja, foram fechadas 4,8 mil vagas para esses profissionais em seis meses. Em todo o ano de 2014, haviam sido fechadas 1,8 mil vagas, aproximadamente. Em um ano e meio, portanto, foram extintas 6,6 mil vagas para engenheiros civis e arquitetos. Mais que as 4,5 mil vagas criadas para esses profissionais nos anos de 2013 e 2012.

A petista menciona também o fato de que “nunca vendemos tanto [celulares] como agora”. Reportagem desta Gazeta do Povo, do início do mês, revelou que houve uma forte reversão no mercado de smartphones em abril e maio, de acordo com a consultoria especializada IDC. Segundo o levantamento, as vendas somaram 4,86 milhões de unidades em abril, e 3,89 milhões em maio.

Para o segundo trimestre, a previsão da IDC é de que as vendas caiam 12% na comparação com igual etapa de 2014. A previsão anterior era de avanço de pelo menos 5%.

Gleisi diz ainda “que os brasileiros continuam viajando”. Os gastos no exterior, porém, estão em queda. De janeiro a junho, caíram 20%. No acumulado do ano até junho, os brasileiros deixaram no exterior US$ 9,94 bilhões, uma queda de 20,1% frente aos gastos de US$ 12,44 bilhões registrados no mesmo período de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]