• Carregando...
 | Hugo Harada e Henry Milléo/Gazeta do Povo/
| Foto: Hugo Harada e Henry Milléo/Gazeta do Povo/

A última pesquisa Ibope* antes do primeiro turno aponta que os eleitores de Curitiba terão de voltar às urnas em 30 de outubro para decidir o prefeito da cidade para o período 2017-2020. De acordo com o levantamento, o candidato Rafael Greca (PMN) caiu 15 pontos porcentuais e não tem mais chances de vencer a disputa já neste domingo (2). Logo atrás, aparece Gustavo Fruet (PDT) em situação de empate técnico com Ney Leprevost (PSD), que teve um crescimento substancial.

Veja o desempenho dos candidatos nas três pesquisas Ibope do 1º turno

Sem simulações de segundo turno

Por decisão da Justiça Eleitoral, o Ibope foi proibido de divulgar as simulações de segundo turno contidas na pesquisa.

A liminar foi dada acatando a um pedido da campanha do candidato Ney Leprevost (PSD).

Encomendada pela RPC, a pesquisa indica que Greca despencou de 45% para 30% em relação ao levantamento anterior**, feito há menos de duas semanas. Fruet foi de 16% para 19%, dentro da margem de erro de 3 pontos porcentuais. Já Leprevost saltou de 6% para 15%, colocando-se na disputa para ir ao segundo turno.

Caixa Zero: Ibope mostra 150 mil desistindo de Greca e mais da metade migrando para Ney

O quarto lugar ficou com Requião Filho (PMDB), que manteve os 8% da pesquisa anterior. Maria Victoria (PP) e Tadeu Veneri (PT) subiram um ponto porcentual cada: de 6% para 7% e de 4% para 5%, respectivamente. Xênia Mello (PSol) e Ademar Pereira (Pros) mantiveram 1% cada um.

Rejeição a Greca dispara na última pesquisa Ibope antes do 1º turno

Candidato do PMN se envolveu em polêmicas na reta final da campanha, uma delas quando disse ter vomitado ao sentir cheiro de pobre

Leia a matéria completa

Brancos e nulos permaneceram em 9%, e os eleitores que não sabem ou não responderam saltaram de 4% para 5%. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Com os novos números, o total de votos válidos (que excluem os brancos, nulos e indecisos) de Greca, antes em 52%, caiu para 35%. Como são necessários 50% mais um voto para vencer já no primeiro turno, a tendência é que Curitiba tenha segundo turno daqui a quatro semanas.

Em termos de rejeição, Greca disparou no quesito e agora é o mais rejeitado dentre os três que, segundo o Ibope, mantêm chances reais de ir ao segundo turno.

A opinião dos candidatos

Procurados, Greca, Fruet e Leprevost afirmaram que não vão comentar a pesquisa do Ibope.

Já Requião Filho disparou contra o governo estadual. “Não dá para levar o Ibope a sério depois que eles recebem do Greca e mais de R$ 4 milhões do Palácio Iguaçu. O Ibope busca criar tendências para agradar aos seus patrões. E aqui no Paraná, o patrão é o Beto Richa”, afirmou.

A reportagem está tentando contato com os demais candidatos na disputa.

Ficha técnica

* A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 28 de setembro e 1.º de outubro com 1.001 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-05284/2016.

**A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]