• Carregando...
 | Antonio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antonio More/Gazeta do Povo

Depois da repressão aos manifestantes e professores no Centro Cívico de Curitiba, na tarde da quarta-feira, uma série de eventos estão marcados para prestar apoio aos manifestantes. Um deles já começou: estudantes saíram em passeata pelo Centro da capital e, por volta das 13h, iniciaram um protesto em frente ao Palácio Iguaçu.

Cerca de 200 pessoas participam do protesto. Houve uma tentativa de invasão da Assembleia.

Acompanhe o protesto em tempo real

Outros encontros marcados pela rede social Facebook para a tarde da quinta e durante toda a sexta-feira já ultrapassam 20 mil confirmados.

Veja alguns dos eventos marcados

A aula é na rua: Data: 30/04 e 01/05 - 12h - Centro Cívico

Apoio Civil aos professores e servidores: Data 30/04 - 12h - Centro Cívico

Manifestação em apoio aos professores e servidores: Data 30/04 - 14h - Centro Cìvico

Estamos na luta também: Data 30/04 - 19h - Centro Cívico

Manifestação em apoio aos professores do Estado do Paraná: Data 01/05 - 16h - Centro Cívico

Passeata em apoio aos professores: Data 01/05 - 16h - Centro Cívico

As manifestações prometem ser pacíficas e todas estão marcadas para o Centro Cívico. Em todos os eventos, a justificativa é a medida desproporcional usada pela polícia para afastar os manifestantes do local durante a realização da sessão da Assembleia Legislativa.

O dia seguinte

Tiros, explosões e feridos no Centro Cívico; veja o vídeo

Por volta das 15h horas desta quarta-feira, policiais militares e manifestantes entraram em confronto na frente da Assembleia Legislativa. Imagens mostram que os policiais usaram bombas de gás lacrimogênio, balas de borracha e jatos de água contra os manifestantes.

+ VÍDEOS

Nas primeiras horas da manhã, o clima era tranquilo no Centro Cívico - onde horas antes se via uma praça de guerra. Equipes da prefeitura coordenaram a limpeza do local durante a madrugada.

Na frente da Assembleia Legislativa, três viaturas fazem segurança da entrada principal; um contraste com o efetivo que se via no local desde o último fim de semana.

Na Praça 19 de Dezembro, onde há três dias há barracas da APP-Sindicato, cerca de 30 pessoas estavam nesta manhã, aguardando uma decisão do comando de greve sobre o quais ações serão realizadas na quinta-feira.

A reunião na sede da APP-Sindicato, que começou por volta das 9 horas, deve se estender por toda a manhã. Lá, dirigentes do movimento e manifestantes do interior do estado discutem a conjuntura e as próximas ações.

Veja todas as notícias sobre a greve dos professores no Paraná

Presos

Todos os detidos já foram liberados. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, as treze pessoas que foram detidas durante o protesto já foram liberadas. Elas foram ouvidas pelo delegado, assinaram um Termo Circunstanciado e foram soltas ainda da noite de quarta-feira.

Feridos

De acordo com o SAMU, 213 manifestantes ficaram feridos durante o protesto. Destes, 37 foram encaminhados ao Hospital Cajuru, receberam atendimento e já foram liberados. Segundo o hospital, dois pacientes foram atendidos por intoxicação de gás lacrimogêneo e o restante por traumas causados por estilhaços e balas de borracha.

Segundo a assessoria da PM, 20 policiais militares ficaram feridos, mas sem gravidade. Na maioria dos casos, os policiais tiveram ferimentos causados por pedras e paus jogados pelos manifestantes.

Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Obrigado pela audiência.

Obrigado pela audiência. Encerramos a transmissão do tempo real.

Manifestação de amanhã

Um novo protesto deve ocorrer amanhã de manhã. Os manifestantes vão sair às 9h da Praça do Homem Nu.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Confusão no Ministério Público

Durante a coletiva de imprensa com o advogado da Associação de Praças do Estado do Paraná (Apra), Cláudio Dalledone Júnior, nesta quinta-feira (30), uma professora que ouviu o advogado dizendo que os 'policiais mereciam uma menção honrosa pela atuação de ontem' interrompeu a entrevista e começou um bate-boca. A confusão foi interrompida depois que assessores do Ministério Público interviram.

Fim do protesto

Líderes do movimento encerram o protesto
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Defensoria Pública do Paraná

O Grupo de Trabalho de Direito Penal da Defensoria Pública do Estado do Paraná, afirma que na manifestação de ontem foram detidos 14 manifestantes: 12 adultos e 2 adolescentes. Todos foram encaminhados para o 1º Distrito Policial e para a Delegacia do Adolescente, sob a supervisão de membros da Defensoria Pública, que acompanharam todo o procedimento de autuação em relação às pessoas que não tinham advogado particular constituído. Dentre os manifestantes presos havia apenas professores, servidores e estudantes, que foram acusados da suposta prática dos delitos de resistência, desacato e da contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheio. Todos foram ouvidos e, em seguida, liberados, mediante termo de comparecimento a atos processuais futuros. Destaque-se que nenhuma das pessoas detidas foi autuada em virtude da prática de crime de dano ao patrimônio público ou privado, porte de arma ou artefato explosivo, não havendo nenhum indício de que tais manifestantes sejam integrantes de grupos denominados “black blocs”. Por fim, informa-se que a maior parte dos manifestantes detidos teve seu aparelho celular apreendido por ordem da Autoridade Policial, não obstante a manifesta desnecessidade da medida, que não se mostra vinculada e pertinente à apuração dos fatos que foram imputados aos agentes. Mesmo sabendo que o procedimento de apreensão e exame dos celulares, nitidamente violador da intimidade privada, fora realizado de maneira ilícita, eis que desprovido de autorização judicial e desvinculado dos fatos objeto da investigação, os manifestantes forneceram a senha de desbloqueio de seus aparelhos, com a intenção de ressaltar que não tinham nada a esconder das autoridades.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Informações Ministério Público

O MP PR abriu um procedimento investigatório para apurar se houve excessos durante o confronto nas manifestações desta quarta-feira (29). O MP já ouviu mais de dez pessoas nesta quinta-feira (30), e tem mais dez na sala de espera para serem ouvidas. O prazo da investigação é de 30 dias. Quem tiver vídeo e fotos da manifestação pode encaminhar ao Ministério Público pelo e-mail denuncias29deabril@mppr.mp.br
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Lei sancionada

O governador Beto Richa (PSDB) sancionou nesta quinta-feira os projetos de ajuste fiscal e de reforma da previdência do funcionalismo. A sanção ocorreu menos de 24 horas depois do confronto entre policiais militares e manifestantes que tentavam evitar a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. A Assembleia aprovou a reforma da previdência no início da noite de quarta-feira. Pela nova lei, 33 mil funcionários inativos serão transferidos para o fundo Previdenciário. Isso causará uma economia de R$ 125 milhões por mês para o Executivo, já que esses servidores serão pagos com recursos poupados ao longo dos anos, desonerando o tesouro. A sanção deve ser enviada para publicação em Diário Oficial do Estado eletrônico ainda nesta quinta-feira.

Discursos

Líderes de vários movimentos discursam em cima do carro de som.

Silêncio

Participantes fazem um minuto de silêncio

Carro de som

Um carro de som chega ao Centro Cívico

Mais pessoas

Mais manifestantes chegam ao Centro Cívico
Manifestantes pintaram o mastro da bandeira do Paraná com marcas de mãos vermelhas

Funcionários

Manifestantes vaiam os funcionários do Palácio que aparecem na janela para acompanhar o protesto

Luto e flores

Jovens com roupas pretas seguram rosas brancas na mão e são ovacionados pelos manifestantes
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Nota da APP

A greve continua! Assembleia Estadual será na terça-feira (05). Categoria vai definir os rumos da paralisação. Até lá, os(as) educadores(as) continuam paralisados (as). Hoje (30) pela manhã o Comando de Greve Estadual se reuniu na APP-Sindicato para definir o calendário de atos para os próximos dias. O comando definiu que a Assembleia Estadual da APP será na próxima terça-feira, dia 05 de maio, em Curitiba. O evento será às 14h30, mas ainda não tem local definido. É importante ressaltar que a greve continua e que só no dia 05 a categoria vai definir o futuro da mobilização. Até lá, a paralisação nas escolas paranaenses continua. A reunião do comando de greve também definiu o calendário de mobilização para os próximos dias: 01 de maio - Grande ato com início às 10h, na Praça 19 de Dezembro. A categoria, junto com demais servidores(as) públicos(as) e movimentos sociais, seguirão em caminhada rumo ao Centro Cívico. 04 de maio - Conselho Estadual da APP - 15h, na APP-Sindicato. 05 de maio - Ato nacional pela democracia, contra a agressão aos(as) trabalhadores(as). Esse ato será feito em todo o país com a participação da CUT e outras centrais sindicais. Concentração será na Praça 19 de dezembro, às 09h. 05 de maio - Assembleia Estadual da APP, às 14h30, em Curitiba. Local será divulgado assim que for definido.
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Luto

Os manifestantes amarraram um lenço preto junto à bandeira do Paraná, que está a meio mastro nesta quinta.

Ambulâncias

Apesar do clima tranquilo, duas ambulâncias do SAMU estão paradas próximo a rotatória

Clima tranquilo

Os manifestantes continuam em frente ao Palácio, mas o clima é de tranquilidade
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília

Detidos

De acordo com o conselheiro da OAB Alexandre Salomão, duas pessoas foram detidas na manifestação de hoje. Um está no 1° Distrito Policial e outro no 3° Distrito Policial.

OAB

Integrantes da OAB estão em frente ao Palácio com os manifestantes. De acordo com o conselheiro estadual da OAB Alexandre Salomão, eles estão aqui para tentar garantir que não tenha violência policial como ontem.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Manifestantes hastearam uma bandeira preta em frente ao Palácio Iguaçu
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília
Manifestantes vaiam policiais que aparecem na sacada do Palácio Iguaçu.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Detido

Informações dão conta que o manifestante detido estaria sendo proibido de ter contato com os advogados que foram ao 1º DP para defendê-lo
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Trânsito

Por causa da manifestação no Palácio Iguaçu, trânsito está bloqueado na rotatória da rua Lysimaco Ferreira da Costa
Kelli Kadanus
Kelli KadanusRepórter em Brasília
Movimento é trabquilo em frente ao Palácio Iguaçu nesse momento.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Palavras de ordem na Assembleia

Manifestantes permanecem em frente ao Palácio Iguaçu https://bitly.com/1DZ4Zl0

Posted by Gazeta do Povo - Vida Pública on Quinta, 30 de abril de 2015
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Os advogados que acompanham os manifestantes foram ao local para tentar soltá-lo
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Há um grande número de seguranças na porta do Palácio Iguaçu
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
O manifestante preso foi mantido dentro do Palácio Iguaçu e depois levado ao 1º DP
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Eles gritam agora: "Solta ou ocupa"
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Com a possibilidade de um manifestante estar preso, clima ficou muito mais tenso entre os manifestantes
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Manifestações

Clima permanece tenso na Alep
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Relatos

Um manifestante teria sido preso pela Tropa de Choque, da PM. Informação não é confirmada pela polícia.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Palácio Iguaçu

Os manifestantes gritam palavras de ordem na porta do Palácio Iguaçu: "Anula ou ocupa"
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Entrada dos servidores

A entrada principal da Assembleia Legislativa está trancada. Os servidores da Alep têm de entrar na Casa por uma entrada lateral, ligada ao Tribunal de Justiça.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Vídeo: tensão na Alep no fim da manhã

Tensão na entrada da Assembleia Legislativa no fim da manhã desta quinta-feira (30).

Posted by Gazeta do Povo - Vida Pública on Quinta, 30 de abril de 2015
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Depois de um momento tenso, a situação está mais calma. Os manifestantes agora gritam palavras de ordem em frente ao Palácio.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Depois de tentar forçar a entrada na Assembleia Legislativa, os manifestantes desistiram de uma possível invasão e seguiram para a frente do Palácio Iguaçu.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Manifestantes se concentram na frente do portão e estão na iminência de entrar no local
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Bom dia

Situação tensa na Assembleia por volta das 13 horas. Manifestantes tentam invadir o prédio da Alep, há reforço policial e confronto corporal
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]