• Carregando...
Fiscalize |
Fiscalize| Foto:

Participação na política vai além do voto

Na democracia, o ponto alto da participação do cidadão comum na vida política é a eleição. Mas existem outras maneiras de interferir nas ações do Legislativo e do Executivo além do voto. Para a professora de Ciências Políticas Maria Braga do Socorro, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), ações que vão além do pleito são essenciais para o fortalecimento do regime democrático.

Leia matéria completa

  • Sugira
  • Cobre

A participação das pessoas na vida pública vai muito além da eleição. Confira nos ícones ao lado algumas dicas de caminhos para participar da política mesmo depois de acabado o pleito. Guarde essas informações; elas podem ser úteis um dia para você.

Projeto de lei popular

Qualquer cidadão brasileiro pode propor um projeto de lei de iniciativa popular, mas o caminho não é fácil. Para propor um projeto de lei federal, por exemplo, é preciso apresentar à Câmara dos Deputados, junto com a proposta, um abaixo-assinado subscrito por 1% do eleitorado brasileiro. As comissões de legislação participativa são um caminho mais fácil. Mas apenas entidades civis organizadas podem apresentar projetos nessas comissões.

Comissão de Legislação Participativa da Câmara

E-mail: clp@camara.gov.brSite: www.camara.gov.br/clpTelefone:(61) 3216 6692/6693

Comissão de Legislação participativa da Câmara Municipal

Para ter mais informações, o cidadão pode ligar para o gabinete do presidente da comissão, o vereador Sabino Picollo: (41) 3350 4699/4700.

O setor de Comissões da Câmara é outra fonte de informação:(41) 3350 4769.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]