• Carregando...

O Hospital Evangélico de Curitiba afirma que o deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, envolvido em um acidente que deixou dois jovens mortos em Curitiba, permaneceu na UTI por todo o período em que esteve internado em Curitiba. Familiares dos jovens mortos no acidente e alguns políticos haviam colocado em dúvida os boletins médicos divulgados pelo Hospital, questionando como ele poderia ter sido transferido para Hospital Albert Einstein em São Paulo e melhorado.

O hospital afirma que recebeu o ferido às 2h02 do dia 7 de maio e ele permaneceu sem identificação das 2h02min até por volta das 10h30, quando só então foi reconhecido por familiares. Logo que foi recebido, foi atendido e se constatou o coma. "Nos dias 08, 09 e 10 o paciente permaneceu internado sob cuidados intensivos, recebendo tratamento conforme os boletins médicos já emitidos", afirma a nota oficial do Hospital, sem esclarecer se Carli Filho permaneceu ou não em coma ou se recuperou a consciência.

A nota fala novamente sobre a coleta do sangue e reafirma que "Somente no último dia 13", ou seja quase uma semana depois do acidente qua aconteceu na madrugada do dia 7, recebeu o Ofício nº 2034/2009, da Delegacia de Delitos de Trânsito, requisitando o envio de amostra de sangue. A amostra que estava no Hemobanco foi encaminhada ao Instituto Médico Legal no final da tarde de sexta-feira (15) e os exames que vão apontar se o político havia consumido bebida alcoólica ou qualquer outro tipo de droga devem ficar prontos na próxima semana.

O deputado Carli Filho permanece internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e na sexta-feira passou por intervenções cirúrgicas que demoraram 14 horas para corrigir fraturas no crânio e na face. No boletim médico divulgado pelo hospital, não há previsão de quantas novas cirurgia serão necessárias nem quando o deputado receberá alta.

A família Yared, do jovem morto no acidente que teria sido provocado por Carli Filho, pediu à Comissão de Ética da Assembléia Legislativa a cassação do deputado que dirigia mesmo depois de ter a carteira de habilitação suspensa por excesso de multas. A reunião da Comissão de Ética da AL está marcada para acontecer nesta segunda-feira (18).

Leia a nota oficial do Hospital Evangélico de Curitiba

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de recentes notícias relativas ao acidente envolvendo o Deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, bem como ao período de 66 horas em que o mesmo esteve internado nesta instituição, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA vem a público esclarecer o seguinte:

1. O acidente foi atendido no local pela viatura nº 8274 do Siate, cujos plantonistas prestaram primeiro atendimento ao condutor do veículo Passat, o qual se encontrava em risco de vida (código 03), conforme Relatório de Atendimento do Socorrista – RAS.

2. O paciente veio então conduzido ao HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, onde chegou às 02:02 horas do dia 07/05/09, sem identificação. Foi atendido pelos médicos do Pronto-Socorro, os quais efetuaram exames de rotina no atendimento ao politraumatizado, tendo sido constatado escala de coma Glasgow 5. Na ocasião, o banco de sangue – Hemobanco procedeu a coleta de material para tipagem sanguínea. Em seguida, foi acionada a equipe de neurocirurgia a qual constatou, após o paciente ter sido entubado, ventilado mecanicamente e hidratado, escala de coma Glasgow 8. No início da manhã, foi transferido para a UTI. O mesmo permaneceu sem qualquer identificação até por volta das 10:30 da manhã do dia 07, quando foi reconhecido por familiares.

3. Após os procedimentos iniciais de diagnóstico e tratamento, o paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para realização de traqueostomia, colocação de monitor de pressão intracraniana e correção inicial das fraturas de face. Na sequência, o paciente foi reencaminhado para a UTI. Nos dias 08, 09 e 10 o paciente permaneceu internado sob cuidados intensivos, recebendo tratamento conforme os boletins médicos já emitidos.

4. Às 20:00 horas do dia 10/05/09, em razão da estabilidade clínica e quadro neurológico favorável, o paciente foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a pedido da família. Durante todo o período em que esteve internado no HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, foram prestadas todas as informações solicitadas e divulgados boletins médicos, relatando fielmente o estado de saúde do paciente.

5. Somente no último dia 13, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA recebeu o Ofício nº 2034/2009, da Delegacia de Delitos de Trânsito, requisitando o envio de amostra de sangue. Tal expediente foi encaminhado ao Hospital dois dias após a transferência do paciente, por decisão da família, ao Hospital Albert Einstein em São Paulo.

6. Independentemente da transferência, existe amostra de sangue do paciente, coletado no próprio dia 07/05/09, sob os cuidados e guarda do banco de sangue – Hemobanco. Diante da requisição oficial, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA recomendou ao Hemobanco a imediata entrega do material e informou à Delegacia e ao Ministério Público a existência do sangue, a fim de que o mesmo possa ser formalmente requisitado ao Hemobanco e entregue ao Instituto Médico Legal – IML.

7. O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA, que presta serviços de pronto-socorro há mais de 30 anos para a população de Curitiba, esclarece que até mesmo em virtude de sua tradição religiosa atende todos os pacientes indistintamente, não tendo jamais se recusado a prestar qualquer informação às autoridades e à opinião pública.

8. Finalmente, o HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA presta solidariedade às famílias das vítimas e a todos aqueles que estejam sofrendo moral e materialmente as consequências deste trágico evento.

9. O HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBA reafirma a sua intenção em continuar colaborando com as investigações e prestando todos os esclarecimentos necessários.Curitiba, 15 de maio de 2009.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICO DE CURITIBASOCIEDADE EVANGÉLICA BENEFICENTE DE CURITIBA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]