• Carregando...

"Xeque-Mate" acirra disputa entre governo e oposição

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou nesta terça-feira que o mandado de busca e apreensão na casa de um irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal, alimentará o embate entre oposição e governo.Leia reportagem completa

Investigações da Polícia Federal revelam que o irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, de 66 anos, pedia dinheiro a empresários de bingos e caça-níqueis envolvidos em crimes, a pretexto de influir politicamente no Executivo e explorar seu prestígio junto ao Judiciário. Segundo a PF, Vavá — que foi indiciado por exploração de prestígio e tráfico de influência — pedia pequenas quantias, de R$ 2 mil, R$ 3 mil, para favorecer donos de bingos e caça-níqueis presos na Operação Xeque-Mate. Segundo a PF, não há envolvimento direto de Vavá com os jogos de azar nem contrabando, objetos da operação.

- Ele (Vavá) não chegava a efetivar os pedidos, sequer os encaminhava. Mas, de qualquer modo, como irmão do presidente da República, pedia dinheiro a pretexto de influir politicamente nas ações criminosas. E isso é crime - afirmou um delegado da PF que atua no caso e que pediu anonimato.

Na Alemanha, onde nesta sexta-feira participará da reunião de cúpula do G8, Lula tem evitado o contato com os jornalistas. Desde que chegou a Berlim, na terça à noite, o presidente passou praticamente todo o tempo dentro do prédio da Embaixada do Brasil.

Um dos presos na operação, Andrei Cunha, aceitou o sistema de delação premiada e contou que o irmão do presidente pedia dinheiro. Cunha é ex-gerente de uma casa de caça-níqueis de Nilton Cezar Servo, chefe das quadrilhas investigadas na operação e de quem se tornou desafeto.

Servo, que também está preso com a mulher, os três filhos e funcionários de suas casas de caça-níqueis, espalhadas por Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, é amigo de Vavá e fazia festas em Caraguatatuba, em São Paulo, na casa de praia de Dario Morelli Filho, compadre de Lula.

— Na verdade, o Vavá é um cara simples, quase analfabeto, que enrolava as pessoas, porque não conseguia passar da porta do Palácio do Planalto, não tinha relações para isso — disse outro delegado da Polícia Federal que atua no caso.

O ex-gerente Andrei Cunha contou à PF que Servo costumava ficar irritado com os pedidos de Vavá, que lhe pedia sempre pequenas quantias. Todas as vezes em que Servo ia a Caraguatatuba, Vavá lhe pedia dinheiro, de acordo com Cunha. O advogado de Cunha, Marcelo Dib, confirmou que seu cliente aceitou a delação premiada.

Dos 80 investigados pela PF, apenas Vavá e o empresário Jamil Name, indiciado ontem em Campo Grande, não foram detidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]