• Carregando...
Samek: indicado em 2003 por Lula, Samek é exonerado da direção da Itaipu. | Henry Milleo/Gazeta
Samek: indicado em 2003 por Lula, Samek é exonerado da direção da Itaipu.| Foto: Henry Milleo/Gazeta

Um dos últimos indicados da era PT ainda no comando de uma estatal, Jorge Samek foi exonerado nesta terça-feira (14) do cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Passa a ocupar o cargo Luiz Fernando Vianna, ex-diretor da Copel e indicação do governador Beto Richa (PSDB). A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Também foram feitas alterações em outras três diretorias da Itaipu. Saem Margaret Luchetta Groff, da diretoria financeira; Airton Dipp, que deixa o cargo de diretor técnico executivo; e Nelton Friedrich, da diretoria de coordenação. Assumem os postos: Marcos Stamm, Rubens de Camargo Penteado e Ramiro Wahrhahting. A diretoria administrativa, que estava vaga desde a morte do advogado Edésio Passos, passa a ser ocupada por Marcos Antonio Baumgärtner. Além do PSDB, outros quatro partidos foram contemplados com as nomeações – PMDB; PR, PSD e PPS.

Todos os nomes da nova diretoria da Itaipu são ligados a caciques regionais dessas legendas. Marcos Stamm, que assume a diretoria financeira, esteve lotado no gabinete do Senado do hoje deputado federal Sérgio Souza (PMDB). Já Rubens de Camargo Penteado, o Rubico, é ligado ao deputado federal Rubens Bueno (PPS) e o novo diretor de coordenação,Ramiro Wahrhating, foi indicação do ex-deputado federal e atual presidente do PSD do Paraná, Eduardo Sciarra.

Marcos Antônio Baumgärtner, que assume o cargo de diretor administrativo, foi indicado pelo deputado federal Fernando Giacobo (PR). Funcionário de carreira da hidrelétrica, ele chegou a ser nomeado pela então presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado para ocupar o mesmo cargo.

A nomeação ocorreu em meio às costuras para tentar evitar a abertura do processo de impeachment. Com a mudança de posicionamento de Giacobo, a nomeação de Baumgärther foi revogada no dia 20 do mesmo mês.

Cercada por polêmicas, nomeações saem mais de um mês após anuncio

Os nomes da nova diretoria da Itaipu foram anunciados pelo governo Temer no dia 20 de janeiro deste ano, mas exonerações e nomeações só foram publicadas nesta terça-feira, mais de um mês depois. Dois nomes indicados por caciques locais foram questionados por contrariar a nova Lei das Estatais. Devido ao histórico de direção partidária, as nomeações de Rubens Penteado e Ramiro Wahrhafting foram colocadas em questão.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), no entanto, defende em parecer que a Itaipu não se submete à Lei das Estatais. O entendimento seria de que o tratado entre Brasil e Paraguai que rege a usina desde 1973 se sobrepõe à legislação dos dois países. Por esse prisma, não existiria impedimento para que Penteado e Wahrhaftig fossem empossados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]