• Carregando...
 | UESLEI MARCELINO/REUTERS
| Foto: UESLEI MARCELINO/REUTERS

Em meio à discussão sobre a volta da CPMF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, neste sábado, o imposto e afirmou que ele nunca deveria ter sido extinto. A declaração foi feita durante seminário realizado pela prefeitura de São Bernardo no Campo.

“Não sei se você pediu a volta do CPMF, mas a verdade é que a CPMF não devia ser tirada”, disse Lula, orientando o atual ministro da Saúde, Arthur Chioro, a conversar com os governadores e prefeitos sobre o caso.

Chioro, por sua vez, tentou minimizar a tensão criada entre o governo e o vice-presidente Michel Temer, que se recusou a apoiar a criação de um novo imposto para a saúde, nos moldes da CPMF. O ministro, que tem dado declarações ambíguas sobre o imposto, disse ter recebido com “naturalidade” as declarações do vice-presidente. Para Temer e Chioro, quem diz que o governo quer a CPMF não quer fazer o debate.

“Esta é uma maneira muito ardilosa de interditar o debate com a sociedade brasileira. Existem várias possibilidades (de financiamento da saúde), a contribuição é uma delas”, disse Chioro, que ressaltou: “Não será com a CPMF. Não será. O governo não defende a volta da CPMF”.

Para o ministro da Saúde, a “questão central é o reconhecimento de que existe um subfinanciamento na área pública da saúde”. A CPMF deixou de ser cobrada em 2008.

“Isso é o mais importante. O mais importante é discutir com a sociedade qual a melhor forma de resolver o problema do subfinanciamento.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]