• Carregando...
Parcipantes da marcha pedem o fim do voto secreto no Poder Legislativo, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e a manutenção das atribuições do CNJ | Valter Campanato/ABr
Parcipantes da marcha pedem o fim do voto secreto no Poder Legislativo, a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa e a manutenção das atribuições do CNJ| Foto: Valter Campanato/ABr

Após duas horas e meia percorrendo a Esplanada dos Ministérios, o Movimento Brasil Contra a Corrupção terminou há pouco o protesto que reuniu, segundo a estimativa da Polícia Militar, 20 mil pessoas neste feriado de 12 de outubro. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e seguiram até a Praça dos Três Poderes, em frente ao Congresso cantaram o Hino Nacional.

Além de faixas que lembraram vários casos que indignaram a opinião pública nos últimos anos, desta vez os manifestantes levaram à Esplanada uma enorme pizza para representar o engavetamento de casos de corrupção. Segundo a PM, não houve nenhum contratempo durante o protesto.

Os organizadores já planejam ações para os próximos meses, entre elas manifestações pontuais em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da Lei da Ficha Limpa - que veta candidatura de políticos condenados por órgãos colegiados ou que renunciaram ao mandato para escapar da cassação - e também a garantia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona a legalidade da atuação do conselho na investigação e punição de juízes.

O movimento deve ocorrer em outras cidades brasileiras nesta quarta-feira. Em Curitiba, a concentração está marcada para 14 horas, na Praça Santos Andrade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]