• Carregando...
Com boné do movimento e cuia de chimarrão, Lula volta a defender a presidente Dilma. | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Com boné do movimento e cuia de chimarrão, Lula volta a defender a presidente Dilma.| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Ao participar da abertura do I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a oposição, sobretudo o PSDB, que tem defendido a tese do impeachment ou a renúncia de sua afilhada política, a presidente Dilma Rousseff. “A oposição deveria criar vergonha e deixar a Dilma governar este país”, afirmou Lula.

Num discurso de cerca de meia hora, no qual disse que as gestões petistas ajudaram a reduzir as diferenças sociais no País, Lula afirmou que essa é a razão “do ódio que está instalado neste momento no país”. E culpou a oposição pelo que considera um clima de “baixo astral e baixa autoestima” que vem tomando conta do país. “A oposição fez a autoestima do povo ficar em baixa.”

Por apoio contra impeachment, Dilma irá a congresso da CUT

Leia a matéria completa

“Perdi três eleições neste país, voltava pra casa e, como dizia Brizola [ex-governador do Rio Leonel Brizola], ia lamber as minhas feridas. Eles governavam com a maior tranquilidade. Agora, eles perderam a quarta eleição e não se conformam. Em vez de esperar a quinta, não saíram do palanque. Eles deveriam criar vergonha e deixar a Dilma governar este país”, disse Lula em seu discurso.

Sair do gabinete

Apesar de defender sua afilhada política, o ex-presidente Lula voltou a cobrar que Dilma saia do gabinete, “com ar-condicionado” de Brasília, para ir às ruas. “Quando as coisas não estão indo muito bem, não tem remédio senão ir ao encontro do povo”, disse. E continuou: “Se eu pudesse convencer a Dilma, ela iria ao congresso da CUT [cuja abertura será na noite de hoje] e ao congresso do MPA.”

Lula disse que, quando se é governo ou dirigente, “é preciso ir ao encontro do povo para receber oxigênio novo, para ganhar nova motivação e sentido para governar”. E lembrou que foi exatamente para atender essa parcela da população que ele criou o PT. Lula ironizou que no gabinete presidencial não entra notícia boa nem manchete de jornal favorável ao governo, daí a necessidade de ir às ruas, ao encontro do povo.

Lula: pedaladas foram para repassar dinheiro a programas sociais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (13) que sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, realizou as pedaladas fiscais para honrar pagamentos de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

Em discurso no 1º Congresso do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), em São Bernardo do Campo, Lula disse: “Eu agora estou vendo a Dilma ser atacada por culpa de umas pedaladas. Eu não conheço o processo, não li. Mas uma coisa, Patrus, que vocês têm que dizer é que talvez a Dilma, em algum momento, tenha deixado de repassar dinheiro do Orçamento para a Caixa [Econômica Federal] ou não sei pra quem, por conta de algumas coisas que ela tinha que pagar e não tinha dinheiro”.

E completou: “E quais eram as coisas que a Dilma tinha que pagar? Ela fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família. Ela fez as pedaladas para pagar o Minha Casa, Minha Vida”.

Na semana passada, o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou, por unanimidade, as contas de 2014 do governo Dilma, principalmente por causa das pedaladas fiscais. A decisão deve ser usada pela oposição no Congresso Nacional para justificar um pedido de impeachment.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]