Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
operação métis

Policial que fez varredura em imóvel de Gleisi tem curso de contraespionagem

Treinamento foi realizado nos Estados Unidos, segundo portal da Transparência do Senado

Carro da Polícia Federal na frente do prédio em que Gleisi tem apartamento | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Carro da Polícia Federal na frente do prédio em que Gleisi tem apartamento (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Treze dias após a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo, no dia 23 de junho, quatro agentes da Polícia Legislativa do Senado, chefiados por Geraldo César de Deus Oliveira, um dos presos nesta sexta-feira (21) na Operação Métis, desembarcaram em Curitiba, com passagens pagas pelo Senado, para efetuar uma varredura no apartamento da senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT), alvo de busca e apreensão na operação que prendera seu marido. Há um ano, em outubro de 2015, Geraldo Oliveira e o policial Antônio Santos Neto fizeram um treinamento de contraespionagem em Atlanta, nos Estados Unidos.

Nos registros do portal da Transparência do Senado, no dia 5 de julho de 2016, Geraldo Oliveira e outros três agentes voaram para Curitiba e retornaram no dia 6, recebendo duas diárias de R$ 1,1 mil cada um. No campo da missão de Atlanta, no ano passado, o portal diz “ Treinamento de contramedidas de vigilância técnica”. Os dois agentes da Polícia Legislativa foram no dia 29 de outubro e retornaram ao Brasil no dia 22 de novembro, quase um mês depois.

No campo de especificação da missão a Curitiba, esse ano, o portal menciona a Secretaria de Polícia Legislativa e apenas a sigla “CMVT”, iniciais que indicam que seriam contramedidas de vigilância técnica.

No período de 2015 a 2016 não há registro de viagens dos outros policiais presos para destinos fora de Brasília, onde os senadores Lobão Filho e José Sarney (Maranhão) e Fernando Collor (Alagoas). Há registros de passagens para Pedro Carvalho para cursos em São Paulo. Esses senadores entretanto, tem residência também em Brasília.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.