• Carregando...
Marcelo Rangels e Aliel Machado continuam em disputa pela prefeitura de Ponta Grossa. | Josue Teixeira/Gazeta do Povo
Marcelo Rangels e Aliel Machado continuam em disputa pela prefeitura de Ponta Grossa.| Foto: Josue Teixeira/Gazeta do Povo

Ponta Grossa terá segundo turno entre os candidatos Marcelo Rangel (PPS), que tenta a reeleição, e Aliel Machado, que é deputado federal pela Rede. Rangel teve 47,68% dos votos, chegando a 84032, e Aliel Machado alcançou 28,15% , com 49611. Além deles, participaram da disputa Leandro Machado (PPL), ligado a lideranças comunitárias e único a compor chapa pura para as eleições, Sérgio Gadini (PSOL), professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e ligado a movimentos sociais, em coligação com o PcdoB, e Julio Küller, que atuou como secretário de Assistência Social do atual governo e disputou a vaga de prefeito pelo PMB.

Aliel considerou sua votação expressiva e defende que a população da cidade quer transformação. “Depois de um período extremamente difícil, tive a oportunidade de explicar para a população o que está acontecendo na política”, disse o candidato em referência às cobranças que sofreu por causa do voto contra o impeachtment da então presidente Dilma Rousseff. Para ele, a votação comprova que não houve grande rejeição a esse posicionamento. “A tendência é diminuir mais [essa rejeição]. Fiz uma campanha transparente, sou Ficha Limpa e não tenho problemas na Justiça”, diz.

Candidato à reeleição, Rangel disse que sua votação foi histórica. “Fazer esse número de votos em uma eleição com tantos candidatos é algo histórico, e comprova que Ponta Grossa está nos apoiando”. Para ele, a campanha entra no segundo turno fortalecida. “Foi por pouco que ficamos para o segundo turno. A responsabilidade agora é grande, mas não tenho dúvida de que as pessoas que votaram na gente vão lutar para termos mais votos”. Segundo ele, a votação também é reflexo do trabalho apresentado durante a campanha. “ Demonstramos tudo o que fizemos nesses mais de três anos e agora vamos ter a oportunidade de falar sobre avanços em outros setores e projetos para futuro”, conclui.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Ponta Grossa.

Confira a lista de vereadores eleitos em Ponta Grossa.

Perfil dos candidatos

Marcelo Rangel (PPS) tem 46 anos, também já foi eleito deputado estadual por duas vezes, tem como candidata a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB). Ela atuou como secretária municipal de Administração e de Gestão de Recursos Humanos no atual governo. Além do PPS e PSB, formam a coligação na majoritária DEM, PSDB, PSD, PRB, PROS, PSC, PP, PSL e PV.

Aliel Machado tem 25 anos, é deputado federal e foi apontado como principal nome da oposição nessas eleições. Aliel ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Ponta Grossa em 2012, quando ainda era filiado ao PCdoB, chegou a presidir a Casa e foi eleito para a Câmara Federal em 2014, aos 23 anos. O candidato a vice-prefeito é José Elizeu Chociai, presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e auditor fiscal da prefeitura.

Câmara

A Câmara Municipal de Ponta Grossa renovou mais da metade das 23 vagas. Entre os novos vereadores estão Doutor Zeca (PPS) – atual vice-prefeito de Marcelo Rangel, ele teve a votação mais expressiva da cidade, 6.686 votos. A segunda maior votação foi de Felipe Passos (PSDB), que vai ocupar seu primeiro cargo eletivo. Ele é conhecido no setor religioso da cidade e sua história teve repercussão em 2013, quando ficou paraplégico após levar um tiro em um assalto – o criminoso busca o dinheiro que pagaria a viagem de um grupo de jovens para a Jornada Mundial da Juventude naquele ano.

Rudolf Polaco (PPS), Eduardo Kalinoski (PSDB), Professora Rose (PSB), Ricardo Zampieri (SD) – irmão do vereador Alysson Zampieri, que não tentou a reeleição, Florenal (PTN), Dr. Magno (PDT), Paulo Balansin (PTN), Geraldo Stocco (Rede), Divo (PSC), Mingo (DEM), Vinicius Camargo (PMB), Sargento Guiarone Jr (PROS) e Celso Cieslak (PRTB) são outros nomes novos. Foram reeleitos Pastor Ezequiel (PRB), George Luiz de Oliveira (PMN), Mauricio Silva (PSB), Sebastião Mainardes (DEM), Valtão (PROS), Jorge da Farmácia (PDT), Pietro Arnaud (Rede) e Daniel Milla (PV).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]