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| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Dizem que é difícil ter uma boa ideia. Na realidade, difícil mesmo é conseguir fazer com que a ideia saia do papel e transforme a sociedade, seja tanto por falta de apoio como de conhecimento de como fazê-lo.

Para descobrir boas ideias e fazer com que elas deixem a mente de alguém e ajude a transformar a cidade, o Grupo Protagonismo e Democracia – com o apoio de uma série de entidades – lança nesta quinta-feira (28) o edital de políticas públicas e advocacy Sua Curitiba.

A iniciativa busca não apenas incentivar, mas capacitar e apoiar cidadãos e organizações que tenham ideias e projetos que tenham como objetivo transformar a realidade social e ambiental da cidade de Curitiba. Para se inscrever, é preciso ter uma ideia e vontade de colocá-la em prática.

Ao todo, 30 pessoas ou organizações serão selecionadas para participar de capacitações que acontecerão em quatro encontros nos sábados pela manhã. Nos encontros, mentores devem ensinar conceitos e mostrar os caminhos para quem busca trabalhar com políticas públicas e advocacy.

Os selecionados também vão colaborar no desenvolvimento de um caderno de propostas para Curitiba, que serão entregues aos candidatos à Câmara Municipal nas eleições de 2016. As propostas desenvolvidas dentro do projeto também serão tema de debate entre os candidatos à prefeitura durante a Semana da Democracia, promovida pelo Instituto Atuação, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

O que é advocacy?

O termo parece complicado, mas a explicação é simples. Assim como grandes empresas defendem seus interesses diante do poder público, os empreendedores sociais também podem defendê-los por meio do advocacy – um processo estratégico que busca informar e influenciar os tomadores de decisão em prol de causas sociais e ambientais. Pode-se dizer que a estratégia seria um “lobby do bem”, já que, por meio de planos de advocacy, é possível conscientizar e mobilizar a opinião pública e pressionar os tomadores de decisão a decidir em prol de uma causa.

De acordo com Paulo Cruz Filho, gerente do Instituto Legado e um dos organizadores do projeto, o principal objetivo do Sua Curitiba é dar ferramentas para que ideias virem ações efetivas. “As pessoas precisam entender que elas tem o poder de agir e de chegar até seus governantes, seja com uma sugestão ou com um tema que precisa ser discutido. A intenção é criar um diálogo entre os que tem a ideia e os que podem ajudar a torná-la realidade”, afirmou.

Em um segundo momento, os selecionados participarão de um novo ciclo de capacitação, no qual cada um poderá desenvolver melhor a ideia que o levou até ali. “Vai ser a parte prática, que vai buscar mobilizar as redes de Curitiba na busca de solucionar o problema levantado”, explica Cruz Filho.

Durante todo o processo, os selecionados terão contato com mentores e apoiadores que poderão ajudar cada vez mais a tirar a ideia do papel.

Inscrições

As inscrições para o projeto ficam abertas até o dia 12 de agosto e a lista com os selecionados deve ser divulgada até o dia 18 de agosto. Para conhecer a proposta, acessar o edital e fazer a inscrição basta acessar o site do projeto.

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