• Carregando...
Servidores municipais fizeram protesto nesta quarta-feira (22) na Câmara de Curitiba | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Servidores municipais fizeram protesto nesta quarta-feira (22) na Câmara de Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Cerca de 60 servidores municipais de Curitiba fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores, contra o pacote de medidas do ajuste fiscal a ser enviado pela prefeitura ao Legislativo. A iniciativa está ocorrendo durante a participação do secretário de Finanças da nova gestão, Vitor Puppi, em um debate na Câmara. O grupo está acompanhando as discussões alocado nas galerias da casa.

Apesar da prefeitura ainda não ter estipulado um prazo para o envio das medidas, professores municipais já aprovaram um indicativo de greve para o próximo dia 15 de março, em reação ao anúncio. Uma das preocupações do magistério municipal é a possibilidade da prefeitura não arcar com a reposição inflacionária prevista para o próximo dia 31 de março e alterar também regras da Previdência do município.

Durante o debate, Puppi chegou a responder questionamentos de servidores. Em resposta a uma servidora, o secretário observou que, por determinação do prefeito Rafael Greca (PMN), a prefeitura está estudando um “espaço no orçamento”. “Mas obviamente que isso não é fácil. Existe um desarranjo no orçamento de Curitiba, uma bola de neve que agora estamos mostrando. E isso em um cenário de queda das receitas. Com exceção do IPTU, todas as demais receitas do município caíram. Precisamos corrigir isso para ter um compromisso sério”, disse Puppi.

Ele também afirmou que o pacote de medidas deverá atender à realidade. “Esperamos mandar o pacote para a Câmara o mais rápido possível. Mas há uma determinação do prefeito para que isso seja feito com diálogo e transparência, mas também dentro da realidade”.

Na noite desta segunda-feira (20), cerca de 800 professores da rede municipal aprovaram em assembleia um indicativo de greve para o dia 15 de março. A paralisação, entretanto, ainda terá de ser ratificada em uma assembleia já agendada para o dia 9 de março.

Na mesma noite, os servidores também aprovaram uma pauta de reivindicações da categoria que conta, entre outros pontos, com o reajuste salarial, transição para o novo Plano de Carreira e mudanças na gestão do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]