• Carregando...
 | Edilson Rodrigues/Agência Senado
| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Defesa

Estadão Conteúdo

“De três a quatro semanas para cá estamos participando do conselho político, que é quem dá as diretrizes para a política governamental”, disse, o vice-presidente, lembrando que hoje, 30, às 17 horas, o grupo volta a se reunir em Brasília. “O PMDB está no governo, o que há é que uma e outra vez colegas acham que o PMDB deveria estar mais no governo, especialmente nas políticas públicas.”

Ele voltou a afirmar que o PMDB colocará ministérios à disposição para contribuir em uma eventual diminuição de pastas, na tentativa de enxugar a estrutura da máquina pública. “Primeiro é preciso que haja uma decisão presidencial de redução dos ministérios. Isso vai envolver um estudo técnico, administrativo. Quando houver o número de ministérios a serem reduzidos, PMDB estará disposto a colaborar”, afirmou, sem precisar qual seria a quantidade ideal de ministérios. “Seria irresponsável se dissesse 20, 18, daí é cabalístico, o que é preciso é fazer uma verificação técnica de quanto é possível reduzir.”

O vice-presidente Michel Temer defendeu nesta segunda-feira durante seminário sobre a reforma política em Porto Alegre que o PMDB tenha uma participação mais efetiva na definição das políticas públicas do governo. Temer disse que o partido já aumentou sua influência sobre o conselho político, mas afirmou que uma repactuação do papel do PMDB pode ser necessária.

“Talvez deva haver uma repactuação, para o PMDB ter uma presença mais efetiva em políticas públicas do que está tendo gora. Desde quatro semanas para cá, mais ou menos, temos tomado deliberações em conjunto (com o governo). De modo que nesse sentido o PMDB está no governo. O que há é alguma coisa de que o PMDB deve estar mais no governo, especialmente nas políticas públicas. Não no exercício dos cargos. Mas de três a quatro semanas para cá estamos participando do conselho político, que é quem dá as diretrizes básicas para a política governamental”, afirmou.

Segundo Temer, a indicação do deputado Henrique Eduardo Alves para o ministério do Turismo deverá ser confirmada esta semana pelo Planalto.

“O Turismo será decidido nesta semana, as coisas são conversadas. Vamos acertar isso esta semana”, disse.

No fim de semana, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse em entrevista que o PMDB finge que está no governo e o governo finge que o partido é aliado.

Temer voltou a defender a redução no número de ministérios, mas afirmou que é necessário fazer um estudo técnico para embasar a decisão. Segundo ele, depois que esse parâmetro for definido, “o PMDB está disposto a colaborar”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]