Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Alimentos do Paraná ganham selo do Sebrae e da Fiep

Empresas selecionadas receberam consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias

Participante frequente de exposições agropecuárias, Biscoito Kerber, de Umuarama, está na lista das 22 empresas que terão selo de qualidade. Na foto, os empresários Silvério Kerber e Cynthia Yokohama. | Divulgaa§a£o
Participante frequente de exposições agropecuárias, Biscoito Kerber, de Umuarama, está na lista das 22 empresas que terão selo de qualidade. Na foto, os empresários Silvério Kerber e Cynthia Yokohama. (Foto: Divulgaa§a£o)

Um grupo de 22 empresas de produção de alimentos vai se tornar referência de qualidade de processos e gestão empresarial no Paraná. Elas alcançaram requisitos apresentados pelo Sebrae e pela Federação das Indústrias (Fiep) do estado, com apoio do Tecpar, e vão receber selo de identificação nesta quinta-feira.

O selo Alimentos do Paraná vai diferenciar os produtos dessas empresas. O programa oferece reconhecimento à qualidade dos processos de produção e de gestão empresarial para indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas.

As 22 empresas selecionadas receberam consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias. Mudaram procedimentos para atender exigências previstas em leis relacionadas a produtos e processos. As que apresentavam problemas tiveram de melhorar a gestão empresarial seguindo critérios estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O selo busca reconhecimento do mercado, aponta a consultora e coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae/PR, Andreia Claudino. Ela considera que as empresas estão mais do que seguindo legislação e critérios de qualidade.

“Para a obtenção do selo, a empresa precisa ter um perfil de potencialização, aptidão para atingir novos mercados, estar de acordo com a legislação, atender as normas de qualidade de processos e apresentar evolução na gestão empresarial", afirma. Em sua opinião, "esse reconhecimento atesta que as empresas têm como premissas a segurança e a qualidade dos alimentos, ou seja, o respeito ao consumidor.”

As empresas do programa Alimentos do Paraná podem buscar inovação tecnológica com recursos do Serviços em Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) -- 80% do valor de investimento. Campanhas de marketing e rodadas de negócios são outras vantagens.

Entenda o programa

Uma comissão gestora do Programa Alimentos no Paraná -- composta pelo Sebrae/PR e Fiep -- e um órgão de autidotira -- o Tecpar -- acompanham e avaliam as empresas.

Até agora, o Alimentos do Paraná funcionou como projeto-piloto. As 22 empresas que receberam o selo se aperfeiçoaram e passaram por auditoria.

A partir de 2015, o programa torna-se permanente. Empresas que buscam o selo podem se candidatar entrando nos programas de qualificação indicados pela comissão gestora.

Passo a passo

O Sebrae divulga material em que explica as cinco etapas do programa Alimentos do Paraná:

1.ª -- A empresa participante é avaliada por um consultor do Sebrae/PR e pelos responsáveis da área de qualidade e gestão da empresa nos quesitos qualidade de processos (com base na legislação sanitária vigente). A partir desta avaliação, é gerado um relatório com os indicadores de qualidade de fase inicial.

2.ª -- Elabora-se plano de ação corretivo, baseado nos primeiros indicadores, que será trabalhado de acordo com a necessidade e tempo para colocar os indicadores em conformidade. É nesta fase em que são realizados os treinamentos e consultorias por parte do Sebrae/PR.

3.ª -- As empresas realizam análises laboratoriais físico-químicas e microbiológicas de produtos, água, manipuladores, equipamentos e utensílios. Essas análises são importantes para atender a legislação e acompanhar os indicadores.

4ª -- Após essas análises, há uma nova avaliação por parte do consultor e dos responsáveis da empresa em qualidade e gestão para gerar um novo relatório de indicadores, desta vez, da fase final do projeto.

5ª -- A última etapa é a auditoria, realizada pelo Tecpar, que vai atestar a conformidade de todos os itens analisados nos quesitos qualidade dos processos e gestão empresarial. Essas empresas devem atender 80% ou mais nos processos de qualidade e 50% ou mais em gestão empresarial para conquistarem a certificação.

Paralelamente, aponta o Sebrae, "serão realizadas pelo Tecpar uma auditoria no início e outra no término dos trabalhos". A última está relacionada à gestão empresarial, tendo como base questionário elaborado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

5 a 10 meses

são necessários para todo o processo de análise, consultoria, treinamentos e avaliações do Alimentos do Paraná.

Acesso direto

http://bitly.com/1AkjFJy

0800 570 0800

 

Conheça as empresas que vão receber o selo Alimentos Paraná.

 

Apisnutri Biscoitos Kerber Mel Apinor Lisete Marli Breunig Pegue Mais Chás e Ervas Fios Samollé Markito Verde Brasil Alimentos Orgânicos Aroma Chá Brasil LTDA – ME Quinta das Cerejeiras Alimentos Inteligentes D G Indústria e Comércio de Grãos e Panificáveis LTDA Naturefibras Citroeste Presea Alimentos Annihaus Maria Maria Soluções Tudo Fresco Cristal Massas Nutry Sabor Salumeria Romani Napisul Salumeria Monte Bello

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.