Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Aprendendo a plantar mamona

Campo Mourão – Pequenos agricultores de Roncador, no Centro-Oeste do estado, começaram há mais de um ano a investir em um negócio pouco explorado na região, o plantio de mamona. A atividade, que teve início no município com apenas um agricultor, hoje conta com 83 produtores e uma área de 80 hectares. A primeira safra, colhida em junho, seguiu para uma empresa no Rio Grande do Sul. Por ser uma atividade nova, os primeiros resultados não foram satisfatórios aos agricultores. Eles enfrentaram problemas climáticos com o excesso de chuva, falta de orientação técnica, tecnologia adequada para a colheita e, principalmente, a falta de informação da variedade plantada. "Todo início de atividade é complexo, mas não podemos esperar pelo sucesso dos outros para entrar no ramo", argumenta o secretário de Agricultura de Roncador, Osvaldo Lavezzo. Segundo ele, a mamona foi implantada no município com o objetivo de proporcionar aos agricultores familiares mais uma alternativa de renda. "Houve uma baixa produção por falta de orientações, mas há boa expectativa com a instalação de uma usina de beneficiamento da mamona no município". Lavezzo conta que para a próxima safra foram fechados contratos com uma empresa de biodiesel, que deve garantir ao produtor assistência técnica, seguro em caso de perdas ocasionadas por mudanças climáticas e, ainda, a distribuição gratuita da semente. "Os contratos foram fechados a R$ 0,59 por quilo".

Numa área de meio alqueire o agricultor Valdemir Padovan plantou mamona e colheu 70 sacas. "Além de ser mais uma alternativa de renda, a mamona tem baixo custo de produção e traz benefícios ao solo", diz Padovan. O agricultor espera apenas um aumento no preço do quilo da mamona para aumentar a área de plantio.

Mesmo com a baixa produção desse ano, o agricultor Hélio Soloboja pretende cultivar mamona na próxima safra. "O primeiro plantio foi uma experiência nova que deve servir de exemplo para consertar os erros da safra anterior", argumenta Hélio, que dedicou quase um alqueire da propriedade na nova atividade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.