Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Argentina tenta compensar atraso na safra

Os agricultores argentinos estão correndo atrás, mas ainda não conseguiram compensar o atraso gerado pelo excesso de chuvas para dar andamento à safra. Relatório atualizado da Bolsa de Cereais do país indica que a colheita de soja avançou 3 pontos porcentuais, chegando a 95% dos 20,3 milhões de hectares cultivados. O índice segue abaixo do registrado ano passado, quando o trabalho chegava a 99% das lavouras. Mesmo com os problemas climáticos os especialistas indicam uma produtividade média de 2,8 mil quilos por hectare para a oleaginosa. Com isso, a perspectiva é de safra recorde, chegando a 55,5 milhões de toneladas.

O trabalho de campo está mais atrasado para o milho, já que apenas 48,6% dos 3,5 milhões de hectares foram colhidos. No mesmo período do ano passado o índice era de 77% do total. Espera-se um rendimento médio de 7,4 mil quilos por hectare, com potencial para produzir 25 milhões de toneladas do cereal.

O plantio de trigo foi o que mais avançou e 48% dos 4,3 milhões de hectares já foram semeados. Com isso o déficit é de apenas quatro pontos porcentuais em relação à temporada passada. Em algumas regiões o trabalho de campo será concluído já na próxima semana.

Oferta extra

12,5 milhões de toneladas é a expectativa de produção de trigo para a Argentina, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.