Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Aveia branca ajuda a elevar produção do inverno

Alternativa (foto 1)A produção de aveia branca deve passar de 108 mil (2009) para 129 mil toneladas (2010), conforme avaliação do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná, ajudando a incrementar a safra de inverno no estado. A área plantada cresceu pouco – 4%, para 48 mil hectares –, mas a produtividade avançou bastante – 14%, chegando a 2,7 toneladas por hectare, comparada à do trigo. Consi­derando aveia branca, aveia preta, canola, centeio, cevada, trigo e triticale, a safra de inverno paranense tende a crescer 18%, para 3,7 milhões de toneladas, apesar da redução de 9% na área, de 1,6 milhão para 1,46 milhão de hectares. A diversificação se confirma como tendência. Houve aumento de área também na aveia preta, canola e cevada.

Cooperativa Lar firma convênio para empregar detentos

Um convênio firmado entre a Coo­perativa Lar e a Secretaria de Es­­tado da Justiça abre vagas para 45 presos trabalharem na empresa. Eles devem ser selecionados nas próximas semanas e serão integrados aos demais funcionários, com possibilidade de efetivação após o cumprimento da pena. Segundo o Centro de Detenção e Ressocia­li­za­ção (CDR) de Foz do Iguaçu, o convênio beneficiará presos que cumprem pena em regime semiaberto, que deverão trabalhar na indústria de aves que a Lar mantém em Ma­­telândia. Os detentos poderão trabalhar ao lado de familiares. O di­­retor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, afirma que um dos objetivos do convênio é permitir que os detentos possam "voltar ao meio social com dignidade". Conforme o governo, o estado tem mais de 14 mil presos e, desses, 3,5 mil trabalham. Boa parte, dentro das próprias penitenciárias, em busca de redução de pena.

Brasil e Argentina selam parceria para ampliar exportação de lácteos

Governo e setor privado do Brasil e da Argentina unem-se para elevar as exportações de lácteos. Reunião marcada para 7 de outubro, em Buenos Aires, promete definir estratégias conjuntas de ampliação das vendas a outros continentes. Os participantes deverão elencar os produtos potenciais, os gargalos e as oportunidades para acessar novos mercados. Rodrigo Alvim, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, fórum consultivo ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), defende o planejamento em parceria. "Juntos, somos responsáveis pela produção de 40 bilhões de litros de leite por ano, o que representa 7% da produção mundial, que alcança 600 bilhões de litros. A expectativa é desenvolvermos uma parceria que possibilite o aumento das exportações para outros mercados", afirmou. O Banco Nacional de Desenvol­vi­mento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de La Nación estudam a criação de um fundo para financiar projetos de exportação envolvendo os dois países para o período 2011/2014.

Dois dias para declaração do ITR

O prazo para declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), reduzido de dois para um mês neste ano, termina depois de amanhã. Os proprietários de imóveis rurais que ainda não fizeram a declaração e que não sabem como fazê-lo podem buscar ajuda nos sindicatos rurais. Os 184 sindicatos patronais instalados no estado capacitaram funcionários a preencher a declaração do ITR 2010, pela internet, e prestam o serviço como forma de incentivar os produtores a colocarem sua contribuição sindical em dia. Em Guarapuava, por exemplo, houve mais de 500 atendimentos. A Instrução Normativa 1058, de 26 de julho, emitida pela Receita Federal, deu prazo para a declaração até o dia 30 de setembro. Ao todo, 480 mil produtores paranaenses devem fazer a declaração.

Coodetec fará testes de campo com soja tolerante à seca

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) espera dar, no próximo verão, mais um passo no desenvolvimento de uma variedade de soja geneticamente modificada resistente à seca, com sementes específicas para as lavouras brasileiras. A cooperativa paranaense solicitou à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) autorização para realizar experimentos para "avaliar a estabilidade produtiva de eventos de soja contendo o gene p5cs" no próximo período de plantio em Cascavel e Palotina, no Paraná; e em Rio Verde, em Goiás, localidades onde a Coodetec mantém centros de pesquisa. O "Extrato Prévio" da solicitação foi publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União. O gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Coodetec, Ivan Schuster, explica que a pesquisa a ser desenvolvida no próximo verão será o segundo experimento de campo rumo ao desenvolvimento dessa variedade de soja com tolerância a fatores abióticos, ou seja, resistente à seca.

Cresce o investimento do produtor em adubação (foto 2)

Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) indicam que o produtor rural deve aplicar mais fertilizantes no plantio desta safra. Houve aumento de de 5,4% nas vendas do setor em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 2,7 milhões de toneladas. Agosto é um mês chave, por corresponder às vésperas do plantio de soja, milho e feijão. O crédito agrícola para custeio foi liberado em junho. A indústria de adubo não vendia tanto desde 2007. Considerando o período de janeiro a agosto deste ano, a agricultura brasileira comprou 13,6 milhões de toneladas – 2,4% mais que no mesmo período do ano passado. A produção nacional de adubo, por sua vez, foi elevada a 867,3 mil toneladas em agosto, com incremento de 11,9% sobre o mesmo mês de 2009. O aumento é de 13,9% se considerados os primeiros oito meses do ano, passando de 6 milhões de toneladas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.