Amostras de cafés que atingem pontuações elevadas no mercado internacional são os grandes destaques da 3.ª Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que começa hoje e prossegue até amanhã no Centro de Eventos de Jacarezinho, polo da principal região produtora do grão no estado. A mostra conta com 18 lotes especiais, classificados como café de bebida estritamente mole ou café origem, que atingem pontuação acima de 85 pontos na tabela SCAA (Specialty Coffee Association of America), referência internacional no mercado. Alguns desses lotes têm pontuação 95, numa tabela que vai de 0 a 100.
A feira também apresenta equipamentos, máquinas e veículos agrícolas destinados à atividade cafeeira, assim como as novidades para empresas que comercializam a bebida diretamente ao consumidor. Eventos técnicos e degustações também fazem parte da agenda da mostra.
Mais do que mostrar o café produzido na região, a Ficafé é uma oportunidade para incentivar o consumo de uma bebida com mais qualidade, explica o presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), organizadora da feira, Luiz Fernando de Andrade Leite. "A feira é uma vitrine para o nosso café. A intenção é começar a exportar. Mas nosso interesse também é fazer com que o mercado interno comece a consumir um café melhor, uma bebida mais pura. Com mais gente comprando, os preços caem e o consumo se populariza", projeta o presidente.
A Ficafé 2010 terá ainda a rodada internacional de negócios paralela às negociações domésticas.



