
Até a temporada 2011/12, a colheita brasileira de soja vinha crescendo a uma média de 1,6 milhão de toneladas ou 3 pontos porcentuais ao ano. O avanço de 15 milhões de toneladas na safra passada, seguido da previsão de incremento de mais 7 milhões de toneladas em 2013/14, muda completamente esse histórico. Com o avanço no milho, o país elevou sua safra de grãos de 165 milhões para 185 milhões de toneladas na última temporada, e agora tem potencial para chegar a 200 milhões de toneladas. Esse quadro exige revisão nos planos de armazenagem e escoamento e embasa o novo Ciclo de Palestras que o Agronegócio Gazeta do Povo realiza a partir desta semana.
Cinco eventos com apresentações e debates sobre pontos chave vão ocorrer até dia 12 de dezembro. O primeiro será nesta sexta-feira (01/11), em Ponta Grossa, das 8 às 11 horas, na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais. Os encontros com informação e análise serão promovidos ainda em Cascavel (18/11, pela manhã), Londrina (02/12, manhã), Maringá (02/12, a partir das 19 horas) e Curitiba (12/12, manhã), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
O investimento em armazenagem como estratégia econômica será tema da apresentação de Eugênio Stefanelo, professor de pós-graduação e técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) escalou seis especialistas para falar de financiamento de armazéns, numa temporada com reforço na disponibilidade de crédito: Luiz Fernando Baena, Paulo Marques Ferreira, Sérgio Hekave, João Carlos Kuritza, Alexandre Accioly e Jorge Gomes Rosa Filho. O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, vai abordar o programa de expansão dos terminais e das atividades portuárias. O potencial da safra e as implicações do crescimento da produção serão detalhados por Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra e coordenador do Agronegócio na Gazeta do Povo.
Fórum vai propor mais integração
A necessidade de um planejamento integrado para o incremento da produção sul-americana de grãos desponta como elo central das três conferências e onze painéis confirmados para o 1º Fórum da Agricultura da América do Sul. O evento – que será realizado pelo Agronegócio Gazeta do Povo e pelo Conselho Agropecuário do Sul (CAS) nos dias 21 e 22 de novembro, em Foz do Iguaçu – envolve Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
A partir de uma leitura sobre a demanda internacional, os participantes irão avaliar as perspectivas para a produção de cada país. As discussões sobre a influência no mercado internacional, no entanto, vai considerar dados coletivos. A região deve atender a 2/3 do mercado global da soja (grão, farelo e óleo) em 2013/14.
Um painel vai discutir interesses regionais no cutivo de algodão (Brasil), quinoa (Bolívia), estévia (Paraguai) e produtos florestais (Uruguai). A intenção é planejar também o avanço de culturas ligadas ao perfil de cada país.
Serviço
Detalhes sobre a programação estão sendo divulgados no site www.agrooutlook.com.br.
As inscrições para o Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio devem ser feitas pelo e-mail rsvp@grpcom.com.br. Basta enviar uma mensagem e aguardar confirmação.
Cronograma:
1/11 Ponta Grossa
18/11 Cascavel
2/12 Londrina
2/12 Maringá
12/12 Curitiba



