Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Custo e agilidade tornam sistema viável para o manejo de áreas a partir de 50 hectares

A agilidade na aplicação e o custo compatível com o sistema terrestre estão entre os motivos que justificam o recente crescimento da aviação agrícola no país e inclusive no Paraná. Além disso, a flexibilidade das aeronaves já permite sua operação em pequenas áreas. Jeferson Luis Resende, piloto agrícola e assessor aeronáutico do Nata, explica que áreas a partir de 50 hectares já são cobertas por pulverização aérea. O avião só não opera em lotes menores por uma questão de viabilidade econômica.

Respeitada a topografia do terreno, na região de Guarapuava um avião cobre de 70 a 80 hectares por hora, enquanto que um dos pulverizadores tradicionais mais modernos não faz mais do que 15 hectares, compara o piloto. "Com o aparecimento da ferrugem asiática, que se prolifera rapidamente e exige uma resposta imediata do produtor, a aviação agrícola torna-se fundamental", destaca Jeferson.

O custo da aplicação aérea fica entre R$ 20 e R$ 30 por hectare, de acordo com a área do cli-ente. O valor, segundo Fernando Echeverria, é competitivo diante do sistema terrestre, pela quebra na produção com o amassamento das plantas pelo trator, as despesas com combustível e manutenção do parque de máquinas. Ele acredita que a aviação agrícola tem espaço para crescer no Paraná, apesar de já ter sido maior. Na última safra, a sua empresa, a Terceiro Milênio, prestou serviço em 30 mil hectares no estado, área que na década de 60 atingia 60 mil hectares.

Como existe dificuldade na contratação de mão-de-obra, Fernando entende que a formação acadêmica pode fomentar a atividade e recuperar parte da área antes coberta. Basicamente, a aviação agrícola é utilizada em lavouras de algodão, soja, milho, cana-de-açúcar e arroz irrigado. "A ampliação da área de cultivo no Brasil e a migração de pilotos agrícolas para a aviação comercial abre espaço para a formação de novos profissionais, que já estão em falta no mercado."

Antiga Aeropar, a Terceiro Milênio é uma empresa familiar fundada em 1967. Com oito aviões em operação, presta serviço em vários estados, inclusive em lavouras de café, no Espírito Santo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.