Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Empresas garantem produção agrícola com sustentabilidade

Cases de empresas do agronegócio foram apresentados durante o Fórum de Sustentabilidade e Governança, em Curitiba.

 |

Seja por exigência dos clientes internacionais, por conta da legislação brasileira e/ou simplesmente porque os recursos naturais são fundamentais para o processo, a sustentabilidade está todos os segmentos da cadeia do agronegócio brasileiro. Nesta terça-feira (18), representantes de várias empresas do setor apresentaram cases, durante o Fórum de Sustentabilidade e Governança, em Curitiba, que é possível plantar grãos e criar gado, entre outras atividades, realizando ações de preservação do meio ambiente.

Para o diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Antonio Beltrati, a próxima “onda” no agronegócio é a sustentabilidade das lavouras. “Para isso, temos algumas iniciativas importantes e que trazem eficiência para a cadeia”, destaca.

O executivo menciona, entre outras medidas, a prática agropecuária de baixo carbono, viabilizar pastagens degradadas e adaptação as mudanças climáticas. “Precisamos aumentar a produção de alimentos em 80% até 2050 para alimentar 9,7 bilhões de pessoas. É um desafio monumental”, diz Beltrati.

Neste processo, existe um consenso de que as exigências dos clientes internacionais podem colaborar para tornar o agronegócio ainda mais sustentável. “Esse público [mercado estrangeiro] orienta a forma de atuação das empresas aqui no Brasil”, diz a diretora de sustentabilidade da Amaggi. “O setor financeiro é outro agente que ajuda a implantar os processos de sustentabilidade. Quando algo se torna regra, se faz”, complementa.

De acordo com Renata Nogueira de Athayde, consultora de sustentabilidade da unidade de Negócios de grãs e processamento de soja da Cargill, é, sim, possível buscar práticas para garantir a manutenção das florestas e o desenvolvimento agrícola. “Diferente do que muito pregavam, não é a soja o principal vetor de desmatamento no Brasil”, garante.

Renata ainda ressaltou o acordo existente entre as trades que operam no país para não se comprar grãos de áreas desmatadas até 2030.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.