• Carregando...
Após 60 mil quilômetros de estrada, projeto apresenta análise das tendências da produção e da logística. | Foto: Brunno Covello/gazeta Do Povo
Após 60 mil quilômetros de estrada, projeto apresenta análise das tendências da produção e da logística.| Foto: Foto: Brunno Covello/gazeta Do Povo

Com a colheita da soja e do milho de verão consolidada, a Expedição Safra Gazeta do Povo faz um balanço da produção brasileira de grãos durante evento de encerramento dos trabalhos de campo de 2014/15, na próxima segunda-feira (25), em Curitiba. As equipes do projeto percorreram 60 mil quilômetros de estradas para chegar às principais e mais longínquas regiões agrícolas do país no plantio e na colheita e, agora, apresentam análises sobre a temporada.

No mesmo evento, será lançada a décima edição do projeto técnico-jornalístico. O evento de encerramento da 9ª edição vai mostrar a evolução da produção agrícola registrada na última década. E a décima Expedição Safra abre discussão sobre as perspectivas para os próximos dez anos.

Na safra 2014/15, graças a um cultivo de soja mais extenso e a uma produtividade de milho equilibrada, a produção nacional de grãos está passando de 195 milhões para o patamar inédito de 202 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 3,6% em relação à safra anterior e aparece desde as projeções lançadas em outubro de 2014 pelos técnicos do projeto.

“A Expedição Safra completa dez anos de estrada na próxima temporada. Por isso, nesse evento faremos um balanço do ciclo 2014/15 e dos últimos anos, assim como também vamos apresentar as perspectivas para a próxima década do agronegócio brasileiro”, explica o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Cenário nacional

A colheita da soja chega à fase final com resultado de 94,2 milhões de toneladas, um crescimento de 8,1% em relação à safra anterior. Já a colheita de milho de verão apresenta retração de 6,5% na safra de verão, limitando-se a 31,98 milhões de t. A Expedição Safra considera que, com a safra de inverno, o cereal deve atingir 77,7 milhões de t em 2014/15.

Essas e outras informações – incluindo análise sobre o impacto dos investimentos em infraestrutura e logística -- serão apresentadas no evento que acontece na próxima segunda-feira (25). O local é a sede do BRDE – Agência Paraná (Av. João Gualberto, 570), em Curitiba (PR), a partir das 19h30.

Serviço

Encerramento Expedição Safra 2014/15Data: 25/05/2015Horário: 19h30Local: BRDE Agência ParanáAvenida João Gualberto, 570 – Curitiba (PR)Favor confirmar presença pelo e-mail rsvp@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]