Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Feira de Ponta Grossa volta a ganhar força e diversifica a programação

A 31ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial (Efapi) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, pretende movimentar a cidade com muita diversão e oportunidades de negócios. A organização do evento pretende superar o desempenho da edição anterior, que reuniu no Centro Agropecuário da cidade 80 mil pessoas e teve faturamento de US$ 4 milhões. Para este ano, é esperado um público de 100 mil pessoas e R$ 8 milhões em negócios durante os cinco dias do evento. A exposição começa nesta quinta-feira e segue até o dia 15 de setembro.

O coordenador do evento e vice-presidente da Sociedade Rural de Ponta Grossa, Adilson Berger, comenta que a organização está animada com a participação dos criadores e produtores da região. "Não vamos centralizar apenas na pecuária. Além da exposição de animais, máquinas agrícolas também serão comercializadas e outras atividades serão desenvolvidas para atrair nosso público-alvo", comenta.

Os leilões e julgamentos contarão com a participação de mais de 500 cabeças de gado das raças Nelore, Canchin, Charolês, Purunã e Angus, e mais de 400 equinos das raças Criola, Quarto de Milha e Mangalarga. A ovinicultura e a psicultura, atividades que crescem na região, também terão espaço na exposição.

Entre os destaques da programação técnica está uma rodada de discussões sobre a carne bovina para esclarecer dúvidas sobre as exportação, em relação a normas e preços, com a presença do secretário de estado da Agricultura, Valter Bianchini. Palestras sobre meio ambiente e biodiesel também serão ministradas. Em uma área de mais de 2 mil metros quadrados, chamada de Fazendinha, profissionais da Emater irão apresentar ao público as novidades nas técnicas da agricultura familiar.

A programação cultural contará com diversas atrações, como apresentação de Big Foots (camionetes com rodas de três a quatro metros de altura), rodeio country, shows de música sertaneja, do cantor Mauricio Manieri e da banda de rock nos anos 80, Scorpions. A Feira de Sabores, que apresenta a gastronomia caseira de diversas regiões, pretende reunir mais de 100 participantes de todo o Paraná.

A Efapi foi criada em 1969 pela Prefeitura de Ponta Grossa e Sociedade Rural e, durante 18 anos, foi realizada no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A feira foi suspensa por alguns anos quando o governo do estado pediu o terreno para a ampliação da UEPG. No início da década de 90, a exposição foi retomada em uma área do Exército, mas em virtude da soja ter tomado o espaço da bovinocultura na cidade, a Efapi enfraqueceu e teve mais um intervalo. Em 1997, a construção do Centro Agropecuário, anexo ao Centro de Eventos de Ponta Grossa, onde é realizada a München Fest, possibilitou que o evento tivesse condições e espaço para crescer novamente e tentar reconquistar o espaço adquirido na década de 70.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.