Galeria: touros que geram bezerros "perfeitos" são produto de cobiça no Brasil
Por Agronegócio Gazeta do Povo (AgroGP)
05/06/2014 às 08:27
Filho de Karu Manso 800, o touro Big Lark tem ótima avaliação genética. O animal participa dos mais importantes leilões de genética do mundo.. (Foto: )
1 de 10
O gado Nelore é a raça mais predominante no rebanho brasileiro, com estimativa de 100 milhões de cabeças.
2 de 10
Os touros têm várias serventias para o ser humano: animal de carga, produção de leite em vida e carne/couro após a morte.
3 de 10
A raça Angus é reconhecida internacionalmente como produtora de carne de alto valor agregado, que garante retorno econômico para os pecuaristas que apostam na genética
4 de 10
Os touros da ração Montana se destacam por serem totalmente adaptados à pecuária tropical, com grandes índices de produtividade a campo e famosos pela facilidade de ganho de peso.
5 de 10
A raça Simental está há mais de um século do Brasil, hoje espalhados pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O animal se adaptou bem às condições do país e apresenta resultados produtivos e reprodutivos superiores.
6 de 10
Na fertilidade, algumas raças proporcionam maior rendimento aos criadores, tanto pelo número de bezerros nascidos, quanto pela quantidade de quilos obtidos por hectare.
7 de 10
No Brasil, a criação de touros começou junto com a implantação dos primeiros engenhos de açúcar, na primeira metade do século XVI. Os animais serviam para abastecer de leite e carne as pessoas instaladas na área de influência de cada engenho.
8 de 10
Os animais da raça Simental têm alta capacidade de ganho de peso, associada à grande musculosidade. Além disso, se destacam pela alta habilidade materna.
9 de 10
O cruzamento entre indivíduos é frequente para o programas de melhoramento genético dos rebanhos. É comum combinar a produtividade de uma raça com a rusticidade e adaptabilidade a meios tropicais de outra.
10 de 10
Os animais Simental Casa Branca, oriundos da África do Sul, destacam-se pela funcionalidade, adaptando-se perfeitamente a qualquer região do Brasil, gerando filhos de rápido ganho de peso.
Maior exportador de carne do mundo, o Brasil também é referência em genética bovina. Diversos leilões movimentam o mercado todos os anos. Na sua maioria, os compradores buscam touros com alto rendimento, ou seja, muitos bezerros nascidos e quantidade de quilos obtidos por hectare. Em alguns casos, um único animal pode ser vendido por mais de R$ 2 milhões.
Encontrou algo errado na matéria?
Comunique erros
Use este espaço apenas para a comunicação de erros