Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

Governo cria plano de desenvolvimento para o Matopiba

Projetos como a rodovia Transcerrados tentam impulsionar logística da região. | Marcelo Andrade / Gazeta Do Povo
Projetos como a rodovia Transcerrados tentam impulsionar logística da região. (Foto: Marcelo Andrade / Gazeta Do Povo)

Um salto expressivo e em curto prazo. O desenvolvimento da fronteira agrícola do Matopiba -- formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia -- se traduz nos números. Em vinte anos a produção de soja do bloco cresceu 985%, enquanto a área plantada saltou 559%. A expansão trouxe benefício econômico e ampliou a importância econômica do quarteto, que hoje já responde por 10% da safra nacional.

O crescimento também despertou a atenção do governo federal. Nesta quinta-feira (07) foi publicado no Diário Oficial o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, que vai promover e coordenar políticas públicas visando trazer mais avanços a região, principalmente para o agronegócio.

Serão três pilares: infraestrutura, inovação e tecnologia e fortalecimento da classe média rural. Seis ministérios vão atuar conjuntamente para definir as melhores estratégias, atuando diretamente junto com representantes dos quatro estados.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu já apontou alguns dos principais desafios, como avanços nas estruturas das BRs 235; 040 e 242. Além das estradas, a hidrovia Tocantins e a ferrovia de continuação da Transnordestina são outras prioridades.

Monitoramento

Os avanços da região são acompanhados de perto pela Expedição Safra Gazeta do Povo. Nesta semana os trabalhos de campo contemplam um dos estados do bloco, o Piauí. Em visita a comunidade de Nova Santa Rosa, no Sul do estado, o coordenador do projeto, Giovani Ferreira, apresenta as perspectivas da produção brasileira de grãos para 2015/16, a partir de uma análise de 2014/15 e do potencial da própria região.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.