Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notícias

IBGE projeta safra de 201,3 milhões de toneladas

A produção nacional de soja deve totalizar 95,51 milhões de toneladas

Também nesta quinta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a sua primeira estimativa do ano para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale). De acordo com o órgão, o país deve colher 201,3 milhões de toneladas, 4,4% maior em relação à temporada anterior (192,8 milhões de toneladas).

A produção nacional de soja deve totalizar 95,51 milhões de toneladas, aumento de 10,5% em relação a safra 2013/14. Mato Grosso, principal produtor, estima uma produção de 27,4 milhões de toneladas, 3,6% superior à anterior. Paraná, segundo maior produtor, espera colher 16,9 milhões de toneladas em uma área de 5,2 milhões de hectares, maior 3,2% em relação a 2014. Rio Grande do Sul, também expande a sua área em produção. A estimativa de produção é de 14,7 milhões de toneladas, o que lhe garante o terceiro lugar no ranking nacional.

O Instituto espera uma produção de 31,761 milhões de toneladas para o milho verão. A safrinha do cereal deve totalizar 44,727 milhões de toneladas, queda de 2% causada pela redução na área plantada e prejuízos no rendimento decorrentes da falta de chuvas.

Expedição Safra

A estimativa para safra de grãos 2014/15 da Expedição Safra Gazeta do Povo, definida ainda na fase do plantio, permanece em 202 milhões de toneladas. Desde a segunda quinzena de janeiro, as equipes do projeto estão percorrendo os estados produtores para verificar a condição das lavouras e, caso necessário, reajustar o indicador total da safra, inclusive porque ainda existem dúvidas quanto as áreas que serão dedicadas ao milho safrinha e ao trigo.

Até o momento, com dados dos sete estados já visitados (serão 16 no total), incluindo os dois principais produtores, Mato Grosso e Paraná, a estimativa da produção de soja foi reduzida de 96,1 milhões de toneladas para 93,2 milhões de toneladas. Porém, esse número ainda não é fechado e depende dos dados dos demais estados que serão percorridos pelas equipes do projeto.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.