Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arquivo

Maior fazenda planta 510 mil mudas

O bom momento vivido pela citricultura paranaense se reflete na ampliação dos pomares em várias regiões do estado. Somente na fazenda Urupês, em Cruzeiro do Oeste, são plantadas em média duas mil mudas de laranja todos os dias. A propriedade vai concentrar o maior pomar do Paraná, a partir de abril do próximo ano, quando estarão plantadas 510 mil mudas de laranja em 400 hectares.

A Urupês foi arrendada pelos próximos 20 anos por um grupo de nove empresários que criaram a empresa Brascitros. São donos de redes de hotéis, pecuarista, empresários da avicultura e o idealizador do projeto, o vice-prefeito e secretário da Indústria e Comércio de Cruzeiro do Oeste, Valter Pereira da Rocha, que também é dono de um laticínio e uma fábrica de sucos de laranja. Ele informou que a Brascitros planeja investir R$ 30 milhões no plantio e na instalação de uma indústria de sucos no município. O projeto estará completo em seis anos com o cultivo de dois milhões de pés de laranja num raio de 70 quilômetros para viabilizar a indústria.

O dono do viveiro de mudas Pratinha, José Gilberto Pratinha, de Paranavaí, é um dos sócios da Brascitros e diz que o plantio de laranja no Paraná já é bem maior do que os números oficiais. O Deral, órgão da Seab, informa que a área efetiva cresce a cada ano, mas ainda está abaixo de 20 mil hectares. A região de Paranavaí concentra as maiores plantações com 40% da área, seguida pela de Maringá com 20% e Londrina com 13%.

O viveiro Pratinha é o maior do Paraná e trabalha na capacidade máxima de produção, que é de 1,5 milhão de mudas ao ano. Pratinha informou que o crescimento na demanda por mudas foi maior nos últimos cinco anos.

Segundo o agrônomo do Deral Paulo Andrade, a fruticultura é um dos segmentos do agronegócio que apresenta evolução contínua e a citricultura caminha a passos firmes. A opção de renda com os citros ficaram fora do alcance dos produtores do Paraná por mais de 30 anos devido ao cancro cítrico, mas desde os anos 90 a atividade não pára de crescer. Conforme o Deral, em 1993 eram 5 mil hectares com laranja e agora já são quase 20 mil.

Pesquisa

Andrade adianta que o cultivo de laranja no Paraná é sustentado por pesquisas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e outras que preconizam a exploração com bases sanitárias e tecnológicas. Atualmente, existem em torno de 500 citricultores em 85 municípios do estado. Outro projeto grandioso está previsto para a região Norte, segundo o Deral. A Cooperativa Integrada planeja envolver 500 produtores no plantio de 5 mil hectares de laranja nos próximos anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.