Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clima

Chuvas afetam feijão, milho e trigo no Paraná

Secretaria da Agricultura ainda apura prejuízos ao campo no final de semana. Clima pode ter comprometido qualidade dos produtos

Boa parte das lavouras de milho safrinha do estado estão  em fase final de desenvolvimento. Colheita ganha ritmo esta semana | Jonathan Campos/ Gazeta Do Povo
Boa parte das lavouras de milho safrinha do estado estão em fase final de desenvolvimento. Colheita ganha ritmo esta semana (Foto: Jonathan Campos/ Gazeta Do Povo)

Produtores paranaenses ainda contabilizam os prejuízos causados pelas fortes chuvas que alagaram o estado durante o último final de semana. A enxurrada causou danos a plantações de feijão, milho safrinha, café e atrapalhou a evolução do plantio das lavouras de trigo. De acordo com o chefe do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Simioni, 85% da área plantada feijão (cerca de 150 mil hectares) e 70% das lavouras da segunda safra de milho (1,9 milhão de hectares) podem ter perda de qualidade se as chuvas persistirem. “Não chega a ser uma catástrofe, mas preocupa bastante”, afirma.

A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) ainda contabiliza o impacto das chuvas. Muitas áreas produtoras estão inacessíveis, dificultando o trabalho dos técnicos. As atividades de colheita e plantio estão paralisadas em quase todo o estado, conforme o órgão.

O excesso de umidade também aumenta a possibilidade de doenças fúngicas no campo, especialmente as de trigo e milho, segundo Simioni. Estradas alagadas ou bloqueadas atrapalham o escoamento e o fornecimento da produção de leite e aves. O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do estado (Sindiavipar) não tem relato de prejuízos à avicultura até o momento.

Trégua

Até sexta-feira (13) a previsão é de tempo seco para o Paraná, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No sábado, há chuvas previstas para as regiões Sul, Sudoeste e Oeste, e, no domingo, em todo o estado. “Mas elas [as chuvas] não terão o mesmo volume desse último fim de semana”, pondera o meteorologista Luiz Renato Lazinski.

As temperaturas devem cair, mas há pouco risco de geadas. “Existe a possibilidade [de gear] só na região Sul, mas, se ocorrer, será uma geada de baixada, com intensidade fraca”.

A trégua deve ser usada para acelerar a colheita, analisa o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos. “O produtor tem que correr. Deve chover no fim de semana e isso vai interromper de novo os trabalhos no campo”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.